Últimas notícias

Hoje na história

RSS
25 de agosto de 1609.

Galileu Galilei apresenta ao mundo o telescópio.

Galileu mostrando ao Doge de Veneza como usar o telescópio (Pintura de Giuseppe Bertini)

Um telescópio ou luneta astronômica é um instrumento que permite estender a capacidade dos olhos humanos de observar e mensurar objetos longínquos. Permitindo ampliar a capacidade de enxergar, como seu nome indica, através da coleta da luz dos objetos distantes (Celestes ou não), da focalização dupla dos raios de luz coletados em uma imagem óptica real e sua ampliação geométrica.

História

Costuma-se dizer que Hans Lippershey, um fabricante de lentes neerlandês, construiu em 1608 o primeiro instrumento para a observação de objetos à distância: o telescópio. O conceito que desenvolveu era a utilização desse tubo com lentes para fins bélicos e não para observações do céu.

A notícia da construção do tubo com lentes por Lippershey espalhou-se rapidamente e chegou até o astrônomo italiano Galileu Galilei.

Galileu, no ano seguinte, fez um telescópio com cerca de 3 x de ampliação. Mais tarde, ele fez versões melhoradas com até cerca de 30x de ampliação.

Com um telescópio de Galileu, o observador pode ver ampliada as imagens na vertical sobre a Terra, era o que é comumente conhecido como um telescópio terrestre ou como uma luneta. Ele também pode usá-lo para observar o céu, as estrelas.

Em 25 de agosto 1609, Galileu demonstrou um de seus primeiros telescópios, com uma ampliação de cerca de 8 ou 9 vezes, para os legisladores de Veneza.

Galileu logo apontou o telescópio para o céu noturno, sendo considerado o primeiro homem a usar o telescópio para investigações astronômicas. O telescópio de Galileu também é conhecido por luneta.

Seus telescópios foram também uma linha rentável para Galileu, que vendeu aos comerciantes que foram consideradas úteis tanto no mar como também itens de troca. Ele publicou suas observações astronômicas telescópicos iniciais em março 1610 em um breve tratado intitulado Sidereus Nuncius (Mensageiro das Estrelas)

Galileu, utilizando seu instrumento óptico, descobriu diversos fenômenos celestes, entre os quais as manchas solares, as crateras e o relevo lunar, as fases de Vênus, os principais satélites de Júpiter, e a natureza da Via Láctea como a concentração de incontáveis estrelas, iniciando assim uma nova fase da observação astronômica na qual o telescópio passou a ser o principal instrumento, relegando ao esquecimento os melhores instrumentos astronômicos da antiguidade (astrolábios, quadrantes, sextantes, esferas armilares, etc.). As descobertas de Galileu forneceram evidências muito fortes aos defensores do sistema heliocêntrico de Copérnico.

Pouco tempo depois de Galileu, Johannes Kepler descrevia a óptica das lentes (ver "Astronomiae Pars Optica" e "Dioptrice"), incluindo um novo tipo de telescópio astronómico com duas lentes convexas (um princípio muitas vezes referido como telescópio de Kepler).

Fonte: Wikipédia


Tags: Galileu, Galileu Galilei, luneta, telescópio, astronomia, astrônomo, espaço, Hans Lippershey, Copérnico, Johannes Kepler






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 17.10

  • Dia da Indústria Aeronáutica Brasileira
  • Dia de Santo Inácio de Antioquia
  • Dia do Anjo Manakel
  • Dia do Eletricista
  • Dia Nacional da Vacinação