Últimas notícias

Hoje na história

RSS
Quinta-Feira, 18 de Outubro de 1748.

Assinatura do tratado de Aix-la-Chapelle


O tratado de Aix-la-Chapelle, assinado a 18 de Outubro de 1748, resultou numa trégua entre anglo-americanos e franco-americanos, cujos antagonismos haviam atingido seu ponto culminante.

Causas: De 1745 até 1748 houve a Guerra de Sucessão Austríaca, conhecida na América como Guerra do Rei George. Novamente sucederam-se combates nas áreas setentrionais das Treze Colônias, tendo uma expediçào partido de Boston (Massachusetts) e se apoderado de Louisbourg na Ilha do Cabo Bretão, cujo controle favoreceria a ação de barcos pesqueiros na foz do Rio São Lourenço e Terra Nova. A assinatura do Tratado de Aix-la-Chapelle estabeleceu a restituição de Louisbourg à França, o que não agradou aos anglo-americanos.

Conseqüências: Nas Treze Colônias organizaram-se diversas empresas - como a Companhia de Ohio, a Companhia Greebier e a Companhia Loyal - que especulavam sobre as terras do Oeste, onde os franceses haviam estabelecido recentemente uma série de fortes na Bacia do Ohio. Essa região era de alto valor para o comércio de peles com os índios. Autoridades coloniais enviaram o Coronel George Washington, à frente de milicianos, ao Vale do Ohio, onde, sem declaração de guerra, atacou os franceses, mas foi vencido (1754).



Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 23.04

  • Dia Mundial do Escoteiro
  • Dia de São Jorge / Ogum
  • Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor
  • Dia Nacional do Choro

Agenda do dia - 23.04

  • 18:00 às 24:00 Bolinho de Batata no BOX 21 - Rua Carlos von Koseritz, 304 - reservas (51) 3325-5121