Últimas notícias

Hoje na história

RSS
26 de agosto de 1071.

Batalha de Manziquerta: o Império Bizantino sofre uma pesada e decisiva derrota frente ao Império Seljúcida.

Representação da batalha numa iluminura de um livro francês do século XV, onde os cavaleiros são apresentados com vestes e armaduras contemporâneas da Europa Ocidental

A Batalha de Manziquerta (ou de Manzikert; em turco: Malazgirt Muharebesi) foi travada entre os impérios Bizantino e Seljúcida em 26 de agosto de 1071 perto de Manziquerta (atual Malazgirt, na província de Mu?, Turquia), algumas dezenas de quilômetros ao norte do lago de Van.

O confronto terminou com uma pesada derrota do exército bizantino, que contribuiu decisivamente para minar a autoridade bizantina na Anatólia e abriu o caminho para a invasão turca e progressiva "turquificação" da Anatólia.


Mapa dos movimentos dos exércitos que se enfrentaram na batalha.

O exército seljúcida foi comandado pelo sultão Alp Arslan e o exército bizantino pelo imperador Romano IV Diógenes, que foi capturado durante os combates. No lado bizantino, os principais combatentes foram os soldados profissionais das tagmata orientais e ocidentais, pois grande parte dos mercenários e recrutas anatólios fugiram no início do combate e sobreviveram à batalha.


Mapa do Império Seljúcida em 1092.

A debandada de Manziquerta foi desastrosa para os bizantinos, tendo resultado em conflitos civis e crise econômica que debilitaram severamente a capacidade do império para defender as suas fronteiras. Isso possibilitou um movimento massivo de turcos para a Anatólia Central e em 1080 os turcos seljúcidas tinham tomado uma área de 78.000 km². Só após 30 anos de guerras civis é que o império voltou a ter estabilidade, sob o governo de Aleixo I Comneno (r. 1081–1118). Embora os historiadores mais recentes rejeitem a opinião dos seus antecessores que consideravam a derrota em Manziquerta como um revés catastrófico para os bizantinos, continuam a considerá-la como um acontecimento com consequências muito dolorosas.

Fonte: Wikipédia


Tags: Batalha, Batalha de Manziquerta, Bizantino, Império Bizantino, Império Seljúcida






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 13.08

  • Dia de Santo Hipólito
  • Dia do Anjo Vehuiah
  • Dia do Azar
  • Dia do Economista
  • Dia dos Encarcerados
  • Dia Internacional dos Canhotos