Últimas notícias

Hoje na história

RSS
06 de setembro de 1652.

Primeira Guerra Anglo-Holandesa: Vitória Holandesa na Batalha de Elba que lhes deu o controle do Mediterrâneo

O Comodoro neerlandês Johan van Galen.

A Primeira Guerra Anglo-Holandesa, chamada de Primeira Guerra Holandesa na Inglaterra, foi a primeira das Guerras Anglo-Holandesas. Ela foi travada inteiramente no mar entre as marinhas da Comunidade da Inglaterra e da República dos Países Baixos. O confronto, causado por disputas sobre trocas de mercadorias, começou com ataques ingleses contra navios mercantes holandeses em 29 de maio de 1652, se expandindo para grandes ações da frota. No final a Inglaterra ganhou o controle dos mares próximos das Ilhas Britânicas e forçou os holandeses a aceitarem o monopólio inglês sobre as trocas com as colônias inglesas e escocesas. A paz foi declarada em 15 de abril de 1654 pelo Tratado de Westminster.


A Batalha de Scheveningen
por Jan Abrahamsz Beerstraaten, pintada c. 1654, mostra o final do último confronto da guerra.

A Batalha de Elba ou Batalha de Monte Cristo foi um conflito naval entre as frotas da República Holandesa (comandada pelo Comodoro Johan van Galen), e a Commonwealth da Inglaterra (comandada pelo almirante Richard Badiley).


O Comodoro neerlandês Johan van Galen.

O evento aconteceu em 6 de setembro de 1652 quando a frota Inglesa se dirigia para Livorno na Itália, onde se juntaria ao esquadrão do capitão Henry Appleton.

A Batalha de Elba foi uma vitória holandesa clara no início da Primeira Guerra Anglo-Holandesa que lhes deu o controle do Mediterrâneo. A pequena força Inglesa no Mediterrâneo foi imprudentemente dividida em duas, com quatro navios de guerra sob o comando do almirante Richard Badiley e quatro sob o comando do capitão Henry Appleton.

Fonte: Wikipédia


Tags: Batalha de Elba, Primeira Guerra Anglo-Holandesa, Holanda, República dos Países Baixos, Países Baixos, Guerras Anglo-Holandesas






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 07.12

  • Dia de Santo Ambrósio
  • Dia do Pastor Evangélico
  • Dia Internacional da Aviação Civil