Últimas notícias

Hoje na história

RSS
07 de setembro de 1940.

Segunda Guerra Mundial: A Luftwaffe alemã começa a Blitz, bombardeando Londres e outras cidades britânicas por mais de 50 noites consecutivas.

Vista do Rio Tâmisa de pontos bombardeados nas docas de Londres, 7 de setembro de 1940

A Blitz ('relâmpago', em alemão) foi a campanha de bombardeios estratégicos realizada na Segunda Guerra Mundial pela Luftwaffe - a aviação alemã - contra o Reino Unido, entre 7 de setembro de 1940 e 10 de maio de 1941. O nome provém da contração popular inglesa da palavra alemã Blitzkrieg ('guerra relâmpago').

Embora tenha atingido várias cidades na Inglaterra, começou com o bombardeio de Londres, que se seguiu por 57 noites consecutivas. No final de 1941, mais de 43.000 civis, metade deles em Londres, foram vitimados pelas bombas, e mais de um milhão de casas destruídas ou danificadas apenas na região londrina.

Londres não foi a única cidade a bombardeada pela Luftwaffe durante a Blitz. Outros centros militares e industriais importantes, como Belfast, Birmingham, Bristol, Cardiff, Coventry, Glasgow, Sheffield, Swansea, Liverpool, Hull, Manchester, Portsmouth, Plymouth e Southampton sofreram intensos ataques aéreos que provocaram um alto número de vítimas.


Vista do Rio Tâmisa de pontos bombardeados nas docas de Londres, 7 de setembro de 1940

Os alemães fracassaram completamente em atingir o objetivo da Blitz, que seria minar o moral do povo britânico e facilitar uma potencial invasão da Grã-Bretanha. Em maio de 1941, a ameaça da iminente invasão havia passado, e Hitler redirecionou sua atenção para o leste da Europa. Embora os alemães nunca mais tenham conseguido bombardear a Grã-Bretanha em larga escala novamente, continuaram com ataques menores durante a guerra, elevando o número de vítimas civis para 51. 509.


Crianças no East End de Londres, desabrigadas pelas bombas dos ataques Nazistas, aguardam ao lado da pilha de escombros do que fora sua casa. Setembro de 1940 (National Archives)

Em 1944, o desenvolvimento das bombas voadoras V-1 e V-2 permitiram que a Alemanha, mais uma vez, atacasse Londres: desta vez, com armas lançadas a partir do continente europeu. No total, as armas V mataram 8.938 civis em Londres e no sudeste.

Fonte: Wikipédia


Tags: Segunda Guerra Mundial, Blitz, Londres, Luftwaffe, RAF, bombardeio, V1, V2, Batalha da Grã-Bretanha






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 18.08

  • Dia de Santa Helena
  • Dia do Anjo Lelahel
  • Dia do Estagiário