Últimas notícias

Hoje na história

RSS
13 de Fevereiro de 1923.

Nasce Charles Elwood "Chuck" Yeager, Ás da Aviação, conhecido por ser a primeira pessoa a 'quebrar' a barreira do som.

Charles Elwood

Charles Elwood "Chuck" Yeager. (Myra, 13 de fevereiro de 1923) é um ás da aviação estadunidense, conhecido por ser a primeira pessoa a "quebrar" a barreira do som.

Yeager se alistou na Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) em 1941, então com dezoito anos de idade. Trabalhou como mecânico de aeronaves e piloto antes de seguir para a Europa na Segunda Guerra Mundial. Ao retornar, entrou para a escola de pilotos de testes, onde logo se firmou como superior sendo selecionado dentre os 125 pilotos para voar no X-1.

Em 14 de outubro de 1947, Yeager quebra a barreira do som acima da cidade de Victorville, Califórnia. Durante os anos 1950, Yeager voou muitas aeronaves de teste para a USAF e investigou vários acidentes. Em 1960 ele foi apontado como diretor da escola espacial da base de Edwards.

No filme americano "Os Eleitos" (1983), o ator Sam Shepard faz o papel de Yeager.

Biografia

Yeager, filho dos agricultores Susie Mae e Albert Hal Yeager, nascido em Myra, Virgínia Ocidental, e graduou-se em na escola de Hamlin. Yeager tinha dois irmãos, Roy e Hal Jr., e duas irmãs, Doris Ann (morta acidentalmente por Roy com uma espingarda, ainda criança) e Pansy Lee.

Sua associação com a força militar era como um participante nas forças armadas dos cidadãos em Fort Benjamin Harrison, Indianapolis, Indiana, durante os verões de 1939 e 1940. Em 26 de fevereiro de 1945, Yeager se casou com Glennis Dickhouse. O casal teve quatro filhos, e Glennis morreu em 1990.


O Bell X-1-1 no National Air and Space Museum.

O Bell X-1

Bell X-1, originalmente designado como XS-1 - é um avião supersônico experimental construído pela Bell Aircraft Corporation para a Força Aérea dos Estados Unidos em 1947, e que se tornou no primeiro avião a superar a velocidade do som.


Chuck Yeager ao lado do X-1 batizado Glamorous Glennis em homenagem a sua esposa Glennis Faye Dickhouse.

História

É o primeiro avião da família X-planes, uma série de aeronaves experimentais dos Estados Unidos, construídas com o objetivo de testar novas tecnologias e geralmente mantidas sob sigilo.

Em 14 de outubro de 1947, tornou-se o primeiro avião a superar a velocidade do som, pilotado pelo capitão da Força Aérea dos Estados Unidos Charles "Chuck" Yeager. Neste voo, o de número 50 do X-1, foi atingido Mach 1,06.

O X-1 era lançado de um bombardeiro B-29 modificado. Após a separação, eram acionados motores de foguete (Reaction Motors XLR-11, na primeira versão), capazes de levar a aeronave a um voo supersônico.


Bell X-1-3, sendo acoplado a um B-50 Superfortress para um voo de teste em 9 de novembro de 1951. O X-1-3 tinha completado apenas um único voo planado em 20 de julho. Explodiu ao ser lançado e causando graves queimaduras em seu piloto Joe Cannon.

Fonte: Wikipédia


Tags: Charles Yeager. Chuck Yeager, Avião, barreira do som, aviação, Bell X1






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 22.04

  • Descobrimento do Brasil
  • Dia da Comunidade luso-brasileira
  • Dia da Força Aérea Brasileira
  • Dia de Santos Mártires de Lião
  • Dia de São Sotero
  • Dia do Planeta Terra