Últimas notícias

Hoje na história

RSS
16 de dezembro de 0653.

Na Espanha começa o VIII Concílio de Toledo

Mapa da Diocese da Hispânia (ca. 400) mostrando o território da Cartaginense.

Os Concílios de Toledo eram concílios regionais e reuniões magnas do antigo estado visigótico na Península Ibérica; neles tomavam parte não apenas os prelados, como também a nobreza visigoda, e longe de se reportarem apenas a discutir problemas religiosos, eram sobretudo assembleias políticas. A sua convocação, à maneira do Primeiro Concílio de Niceia (convocado por Constantino I), era feita pelo rei visigodo.

O Oitavo Concílio de Toledo iniciou seus trabalhos em 16 de dezembro de 653 na igreja dos Santos Apóstolos em Toleto, a capital do Reino Visigótico (moderna Toledo, Espanha). Cinquenta e dois bispos compareceram pessoalmente, incluindo o já idoso Gavínio de Calahorra, que havia comparecido ao quarto concílio vinte anos antes, outros dez que enviaram representantes, dez abades além do arcipreste e primicério da catedral. Também, pela primeira vez, oficiais seculares - dezesseis condes palatinos, participaram da discussão, votaram e reafirmaram os atos do concílio.

Este foi o segundo dos concílios do rei Chindasvinto, ambos realizados em seu nome e no de seu filho e co-rei, Recesvinto.

O oitavo concílio foi único na escolha da pauta dos assuntos a serem discutidos pois o próprio Chindasvinto havia escrito um tomo aos bispos informando-lhes dos temas que ele desejava que fossem debatidos.

Fonte: Wikipédia


Tags: Concílio, igreja, sínodo, Toledo, Vaticano






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 10.07

  • Dia da Pizza
  • Dia da Saúde Ocular
  • Dia de São Maurício
  • Dia do Anjo Ieiazel