Últimas notícias

Hoje na história

RSS
01 de dezembro de 0656.

Na Espanha começa o X Concílio de Toledo

Mapa da Diocese da Hispânia (ca. 400) mostrando o território da Cartaginense.

Os Concílios de Toledo eram concílios regionais e reuniões magnas do antigo estado visigótico na Península Ibérica; neles tomavam parte não apenas os prelados, como também a nobreza visigoda, e longe de se reportarem apenas a discutir problemas religiosos, eram sobretudo assembleias políticas. A sua convocação, à maneira do Primeiro Concílio de Niceia (convocado por Constantino I), era feita pelo rei visigodo.

O Décimo Concílio de Toledo foi um concílio regional convocado pelo rei Recesvinto no ano de 656.

Os trabalhos tiveram início a 1º de dezembro de 656. Estiveram presentes 17 bispos (três metropolitas, o de Toledo, Eugênio II, o de Braga, Frutuoso, e o Sevilha, Fugitivo), e outros cinco bispos. Os bispos da Septimânia e da Tarraconense não compareceram a este concílio.

Neste concílio discutiram-se temas como a quebra do juramento de lealdade ao rei por clérigos e laicos, estabelecendo-se que o culpado seria reduzido ao estado secular ou exilado. Noutro cânone faz-se referência ao preço injustificadamente alto das vendas de escravos cristãos a judeus pelos clérigos. Esta prática, decidiu-se, acarretaria a pena de expulsão das Igreja para os clérigos que a ela se dedicassem.

A disciplina e a ordenação internas da Igreja também foram abordadas: a retirada do bispo Potâmio para um mosteiro e o testamento de Recimiro, Abade de Dumium (Dume), o qual estabelecera um número de legado superior ao permitido.

Fonte: Wikipédia


Tags: Concílio, igreja, sínodo, Toledo, Vaticano






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 10.12

  • Dia da Declaração Internacional dos Direitos Humanos
  • Dia de São Melquíades
  • Dia Internacional dos Povos Indígenas
  • Dia Universal do Palhaço