Últimas notícias

Hoje na história

RSS
22 de Outubro de 1797.

O primeiro salto de paraquedas foi realizado por Andre-Jacques Garnerin que pulou de um balão de ar em Paris

André-Jacques Garnerin

André-Jacques Garnerin (Paris, 31 de janeiro de 1769 - Paris, 18 de agosto de 1823), foi um engenheiro francês, inventor do paraquedas.

As suas primeiras experiências basearam-se em aparelhos com a forma de sombrinha. Durante a primeira fase das Guerras Napoleônicas, é capturado pelas tropas britãnicas, sendo entregue aos austríacos e feito prisioneiro em Buda, na Hungria, durante três anos.

Após ser solto, Garnerin toma contato com os voos de balão. Efetua o primeiro salto de paraquedas com um feito de seda, em 22 de outubro de 1797, saltando sobre o parque de Monceau, em Paris.


Descida de Jacques Garnerin em paraquedas (1797).

Depois de uma descida de 1.000 m, aterra junto de uma imensa multidão que assistia ao seu feito. Em 1803, entre o dia 3 e 4 de outubro, Garnerin faz um voo de balão, entre Paris e Clausen, percorrendo cerca de 395 km.


Garnerin, Berlin 1803.

A sua esposa, Jeanne-Geneviève, que acompanhou Garnerin em muitos dos seus saltos, tornou-se a primeira mulher a saltar de paraquedas. Garnerin morre em Paris, a 18 de agosto de 1823, enquanto construía um balão.

Fonte: Wikipédia


Tags: André-Jacques Garnerin, Balonismo, balão, paraquedas






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 20.04

  • Dia do Diplomata
  • Dia do Disco
  • Santa Inês de Montepulciano