Últimas notícias

Hoje na história

RSS
04 de março de 1193.

Morre An-Nasir Salah ad-Din Yusuf ibn Ayyub, mais conhecido como Saladino, chefe militar curdo, Sultão do Egito e líder da oposição islâmica aos cruzados europeus no Levante

Um possível retrato de Saladino

Saladino (em árabe: صلاح الدين يوسف بن أيوب; transl.: Ṣalāḥ ad-Dīn Yūsuf ibn Ayyūb; em curdo: سه‌لاحه‌دین ئه‌یوبی; transl.: Selah'edînê Eyubî; ca. 1138 — 4 de março de 1193) foi um chefe militar curdo muçulmano que se tornou Sultão do Egito e da Síria e liderou a oposição islâmica aos cruzados europeus no Levante.

No auge de seu poder, seu domínio se estendia pelo Egito, Palestina, Síria, Iraque, Iêmen e pelo Hijaz.

Foi responsável por reconquistar Jerusalém das mãos do Reino de Jerusalém, após sua vitória na Batalha de Hattin e, como tal, tornou-se uma figura emblemática na cultura curda, árabe, persa, turca e islâmica em geral.


Estátua equestre de Saladino na Cidadela, Damasco, Síria.

Saladino, adepto do islamismo sunita, tornou-se célebre entre os cronistas cristãos da época por sua conduta cavalheiresca, especialmente nos relatos sobre o sítio a Kerak em Moab, e apesar de ser a nêmesis dos cruzados, conquistou o respeito de muitos deles, incluindo Ricardo Coração de Leão; longe de se tornar uma figura odiada na Europa, tornou-se um exemplo célebre dos princípios da cavalaria medieval.


Saladino e Guy de Lusignan após a Batalha de Hattin, em 1187.

Reconhecimento

Considerado o campeão da guerra santa, Saladino se tornou o herói de um ciclo de lendas, que percorreram todo o Oriente médio e a Europa, e seus feitos são lembrados e admirados até os dias de hoje pelos povos muçulmanos.

Forte protetor da cultura islâmica, não era apenas um líder militar, mas também um excelente administrador dos seus domínios. Mandou reconstruir a Mesquita de Al-Aksa na cidade de Jerusalém, e ordenou também a construção da cidadela do Cairo e outros monumentos de interesse.


Escultura de Saladino no Museu Militar Egípcio no Cairo.

Fonte: Wikipédia


Tags: Cruzadas, Saladino, Jerusalém, Balduíno, cavalaria, Oriente Médio, muçulmano, curdo, chefe militar, Batalha de Hattin, sunita






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 21.07

  • Dia de São Daniel
  • Dia do Anjo Hahasiah
  • Dia Internacional do Trabalhador Doméstico