Últimas notícias

Hoje na história

RSS
25 de junho de 1243.

Sinibaldo Fieschi é eleito o Papa Inocêncio IV

Inocêncio IV, 180º Papa da Igreja Católica

Papa Inocêncio IV, nascido Sinibaldo Fieschi, (1195 – 7 de dezembro 1254), foi o 180º Papa da Igreja Católica Apostólica Romana. Foi eleito em 25 de junho de 1243, depois de dois anos de sede vacante, sendo consagrado em Anagni a 28 de junho de 1242. Faleceu em 7 de dezembro 1254.

Lutou duramente contra o imperador Frederico II, Sacro Imperador Romano-Germânico. Por este motivo teve que abandonar Roma. O imperador faleceu em 13 de dezembro de 1250 e só nesse momento Inocêncio pôde regressar a Roma.

O Papa Gregório IX previamente tinham enviado cartas ordenando a queima de todas as cópias do Talmud pela Europa Cristã. São Luís IX, rei da França, por causa destas cartas, criou um tribunal em Paris em 1240, que julgou o Talmud culpado de 35 acusações. Vinte e quatro carretas de Talmud foram queimadas.

Inicialmente, Inocêncio IV continuou a política de Gregório, ordenando que o Talmud fosse queimado em 1244. No entanto, um argumento foi apresentado alegando que isto era uma negação da política de tolerância da Igreja ao judaísmo. O novo Papa aceitou este argumento e no ano de 1247, reverteu a orientação e escreveu cartas para que o livro fosse censurado ao invés de queimado. Esta posição foi continuada por Papas seguintes.

Durante seu pontificado houve a sétima cruzada, terminando com derrota para os cristãos.

Fonte: Wikipédia


Tags: Papa, vaticano, igreja, catolicismo






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 14.12

  • Dia da Bíblia Evangélica
  • Dia de São João da Cruz
  • Dia do Engenheiro de Pesca
  • Dia Nacional da Ópera
  • Dia Nacional do Ministério Público Federal