Últimas notícias

Hoje na história

RSS
16 de dezembro de 0882.

É eleito o Papa Marinho I

Marinho I, 108º Papa da Igreja Católica

Papa Marinho I (ou Marino I; mais tarde considerado o Papa Martinho II) (Gallese, ... – 15 de maio de 884), foi o 108º Papa da Igreja Católica Apostólica Romana. Eleito em 16 de dezembro de 882 como sucessor do Papa João VIII, foi consagrado a 23 de dezembro de 882. Faleceu em 15 de maio de 884, governando por apenas dois anos.

Há razões para acreditar que Marinho foi eleito no próprio dia da morte do Papa João VIII e que foi consagrado sem esperar o consentimento do incompetente imperador, Carlos, o Gordo.

Era filho de um sacerdote chamado Palumbo e nasceu em Gallese. Entrou para a Igreja de Roma aos 12 anos. O Papa Leão IV ordenou-o subdiácono e depois de ter sido ordenado diácono participou em três embaixadas importantes a Constantinopla. Na segunda, em 869, era um dos legados do Papa Adriano II ao Oitavo Concílio Ecumênico. O Papa João VIII fê-lo bispo de Caere (Cerveteri), tesoureiro da Igreja de Roma e arquidiácono. Na terceira viagem que fez a Constantinopla acabou preso por defender firmemente as instruções que levava.

Pressionou Basílio I, o Macedônio, imperador do oriente, contra os cismáticos na controvérsia de Fócio. Acredita-se que morreu envenenado, depois de ter querido acalmar as desavenças italianas. Morreu em 15 de maio de 884.

Fonte: Wikipédia


Tags: Papa, vaticano, igreja, catolicismo






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 06.12

  • Dia de Beato Nuno Álvares Pereira
  • Dia de São Nicolau
  • Dia do Madereiro