Últimas notícias

Hoje na história

RSS
08 de dezembro de 1869.

Começa o Primeiro Concílio do Vaticano

Primeiro Concílio Ecumênico do Vaticano

O Concílio Vaticano I (CV I) deu-se de 8 de dezembro de 1869, sendo suspenso a suspenso em 20 de outubro de 1870. O Concílio foi convocado pelo Papa Pio IX na bula pontifícia Aeterni Patris de 29 de junho de 1868.

A primeira sessão foi realizada na Basílica de São Pedro, no dia 8 de dezembro de 1869.

As principais decisões do Concílio foram conceber uma Constituição dogmática intitulada "Dei Filius", sobre a Fé católica e a Constituição Dogmática "Pastor Aeternus", sobre o primado e infalibilidade do Papa quando se pronuncia "ex-cathedra", em assuntos de fé e de moral. E tratou-se de questões doutrinárias que eram necessárias para dar novo alento e informar melhor sobre assuntos essenciais de Fé.

Para além de proclamar como dogma a Infalibilidade Papal, principalmente para combater o Galicanismo, o Concílio, ao defender os fundamentos da fé católica, condenou os erros do Racionalismo, do Materialismo e do Ateísmo.

Suspensão

A discussão do restante do documento sobre a natureza da Igreja deveria continuar quando os bispos retornassem após uma pausa de verão. No entanto, a Guerra Franco-Prussiana estourou. Com o rápido avanço alemão e a captura do imperador Napoleão III, a França não estava mais em posição de proteger o governo do Papa em Roma.

Em 20 de setembro de 1870, o Reino da Itália capturou Roma e anexou-a. Um mês depois, em 20 de outubro de 1870, o Papa Pio IX suspendeu o conselho indefinidamente. Nunca foi reconvocado.

Fonte: Wikipédia


Tags: Papa, vaticano, igreja, catolicismo, concílio, Pio IX






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 14.10

  • Dia de São Calisto I
  • Dia do Anjo Anauel
  • Dia Nacional da Pecuária