Últimas notícias

Hoje na história

RSS
04 de setembro de 0422.

Morre o Papa Bonifácio I

Bonifácio I, 42º Papa da Igreja Católica

Papa São Bonifácio I (Roma, 375 – Roma, 4 de setembro de 422) foi o 42º Papa da Igreja Católica Apostólica Romana eleito em 28 de dezembro de 418 e consagrado em 29 de dezembro de 418, falecendo a 4 de setembro de 422.

Uma parte do clero de Roma escolheu em sua vez o Antipapa Eulálio. Opôs-se ao pelagianismo e decidiu sobre o problema do prelado de Arles sobre os bispos da Gália.

Bonifácio foi defensor da unidade eclesial através da primazia da Sé Romana, tendo escrito em 422, aos bispos da Macedônia: "Pertence ao bem-aventurado apóstolo Pedro, com base na afirmação do Senhor, o cuidado, por ele assumido, da Igreja Universal, que segundo o testemunho do evangelho, sabia sobre si fundada. (...) Esteja longe dos sacerdotes do Senhor (...) tornar-se (...) rival de modo particular aquele junto o qual o nosso Cristo estabeleceu o ápice do sacerdócio; se alguém ousar ultrajá-lo, não poderá habitar o reino dos céus. "A ti", diz ele, "darei as chaves do reino dos ceus" [Mt 16:19], e neste ninguém entrará sem o favor do porteiro" (Denzinger-Hünermann [*234]). É venerado como santo em 4 de setembro.

Fonte: Wikipédia


Tags: Papa, vaticano, igreja, catolicismo






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 19.09

  • Dia de São Geraldo
  • Dia de São Januário
  • Dia do Anjo Haamiah
  • Dia do Ortopedista
  • Dia do Teatro