Últimas notícias

Hoje na história

RSS
14 de Fevereiro de 1621.

Alessandro Ludovisi é consagrado como Papa Gregório XV

Gregório XV, 234º Papa da Igreja Católica

O Papa Gregório XV, nascido Alessandro Ludovisi (Bolonha, 9 de janeiro de 1554 — Roma, 8 de julho de 1623), foi o 234º Papa da Igreja Católica Apostólica Romana eleito em 9 de fevereiro de 1621, sendo consagrado a 14 de fevereiro de 1621. Faleceu em 8 de julho de 1623.

Fundou a Congregação da Propagação da Fé , que era um comitê de cardeais para supervisionar a propagação do cristianismo pelos missionários enviados para países não-cristãos.

Conclave de 1621

O Conclave de 1621 seguiu-se à morte do Papa Paulo V em 28 de janeiro de 1621 e levou à escolha do cardeal Alessandro Ludovisi como papa, tomando o nome de Gregório XV.

O conclave começou na tarde de 8 de fevereiro de 1621. No dia seguinte, o cardeal Borghese tentou eleger Campori por aclamação mas não o conseguiu porque muitos dos seus amigos mudaram de opinião e alinharam-se com Orsini, que já tinha o apoio de França contra Campori. Face a tal forte oposição, Campori retirou a candidatura.

No escrutínio (o único no conclave), o maior número de votos (15) foi para o cardeal jesuíta Roberto Bellarmino, que já tinha declarado no conclave de maio de 1605 que não aceitaria a dignidade papal no caso de ser eleito. Com 78 anos de idade, Bellarmino manteve a sua posição.

No resto do dia os cardeais mais influentes - Borghese, Orsini, Zapata, Capponi, d'Este e Medici - procuraram uma candidatura de compromisso. A eleição do cardeal Bourbon del Monte foi proposta mas a Espanha rejeitou-o. Finalmente, os líderes das facções concordaram em eleger o idoso e doente cardeal Alessandro Ludovisi, de Bolonha, ideal para um pontificado temporário.

Fonte: Wikipédia


Tags: Papa, vaticano, igreja, catolicismo






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 21.05

  • Dia de Santo André Bóbola
  • Dia de Santo Hospício
  • Dia Mundial do Desenvolvimento Cultural (UNESCO)
  • Dia Nacional da Cachaça
  • Dia Nacional da Linguagem