Últimas notícias

Hoje na história

RSS
13 de junho de 0839.

Nasce Carlos, o Gordo, futuro Imperador Carolíngio, filho mais novo de Luís, o Germânico e Ema da Baviera

Carlos, o Gordo, Imperador Carolíngio também conhecido como Carlos III

Carlos, o Gordo (em latim Carolus Crassus, 13 de junho de 839 – Donaueschingen, 13 de janeiro de 888), também conhecido como Carlos III, foi o Imperador Carolíngio de 881 até sua morte. Era o filho mais novo de Luís, o Germânico e Ema da Baviera, e bisneto de Carlos Magno, sendo o último carolíngio a reinar sobre um império unificado.

Durante sua vida, Carlos tornou-se o governante de vários reinos do antigo império de Carlos Magno. Recebeu em 876 o senhorio da Alemanha após a divisão da Frância Oriental, sucedendo ao trono italiano após a abdicação de seu irmão Carlomano, que fora incapacitado por um derrame. Foi coroado imperador em 12 de fevereiro de 881 pelo Papa João VIII, sucedendo seu irmão Luís III na Saxônia e Baviera um ano depois, reunificando a Frância Oriental. Com a morte de seu primo Carlomano II em 884, ele herdou toda a Frância Ocidental, reunificando o Império Carolíngio.

O império não durou muito. Um golpe de estado liderado por seu sobrinho Arnulfo da Caríntia em novembro de 887 depôs Carlos na Frância Oriental, Lotaríngia e Itália. Foi forçado a se isolar e morreu de causas naturais em janeiro de 888. O império rapidamente caiu depois de sua morte, nunca sendo restaurado e se dividindo em cinco reinos.

Fonte: Wikipédia


Tags: Rei, coroação, Imperador Carolíngio, Carlos III, Frância, França






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 15.10

  • Dia de Santa Tereza d’Avila
  • Dia do Anjo Ayel
  • Dia do Normalista
  • Dia do Professor