Últimas notícias

Hoje na história

RSS
Sábado, 03 de Julho de 2002.

A sonda CONTOUR ou Comet Nucleus Tour, é lançada ao espaço com o objetivo de explorar os cometas Encke e o Schwassmann-Wachmann 3

Impressão artística da Sonda CONTOUR quando se aproximasse de um cometa.

A sonda CONTOUR ou Comet Nucleus Tour era uma missão não-tripulada da NASA, lançada em 3 de julho de 2002, por um foguete Delta II modelo 7425, que tinha por objetivo a exploração de dois cometas, com a possibilidade de explorar um terceiro cometa.

Os dois cometas que seriam visitados eram o Encke e o Schwassmann-Wachmann 3, e o terceiro cometa seria o d'Arrest. Mas perdeu-se contato com a sonda em 15 de agosto de 2002, seis semanas após o seu lançamento e a missão foi posteriormente considerada perdida.

A missão CONTOUR era gerenciada pela NASA através do Johns Hopkins University Applied Physics Laboratory, da cidade de Laurel, no estado de Maryland, Estados Unidos.

Depois de uma extensiva investigação, foram identificadas quatro prováveis causas para a falha da sonda, mas se chegou a conclusão que era mais provável que o problema se deveu uma falha estrutural na sonda devido ao aquecimento da nave quando do acionamento de seu foguete de propelente sólido, para pôr a sonda em uma outra órbita a fim de alcança o cometa Encke.

A missão

A missão CONTOUR tinha por finalidade fazer o encontro com dois diferentes cometas, a fim de pesquisá-los. Eram os cometas Encke e o Schwassmann-Wachmann 3, que fazem visitas periódicas no interior do Sistema Solar.

Para cada cometa se esperava que a sonda chegasse a uns 100 km de distância para tirar fotos de alta resolução e para realizar análises detalhadas do gás e da poeira do cometa das regiões próximas ao seu núcleo, bem como determinar com precisão a órbita dos cometas.

Trajetória

Depois que a sonda tivesse sido colocada em sua órbita final, em 15 de agosto de 2002, ela entraria em modo de hibernação por nove meses, sendo reativada assim que se aproximasse do cometa. A sonda estaria em uma trajetória que lhe permitiria encontrar com o cometa Encke, em novembro de 2003.

Posteriormente a sonda efetuaria três assistências gravitacionais com a Terra, para que pudesse se encontrar com o cometa Schwassmann-Wachmann 3, em junho de 2006.

Mais duas assistências gravitacionais seriam efetuadas para que a sonda, agora pudesse interceptar o provável cometa d’Arrest, na parte de sua missão estendida, pois a existência deste cometa ainda não havia sido confirmada. Todos os cometas eram de período curto e suas trajetórias passariam próximos da órbita da Terra.

Fonte: Wikipédia


Tags: Cometa, espaço, sonda, NASA, Encke, CONTOUR, Pierre Méchain, Johann Franz Encke






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 19.11

  • Dia da Bandeira
  • Dia da Caminhada da Bandeira
  • Dia de Santa Matilde de Hackeborn
  • Dia de Santo Abdias
  • Dia do Anjo Haaiah
  • Dia do Cordelista
  • Dia Internacional do Homem
  • Dia Internacional do Xadrez
  • Dia Mundial da Prevenção a Violência Doméstica Contra Crianças e Adolescentes