Últimas notícias

Hoje na história

RSS
26 de novembro de 0579.

É eleito o Papa Pelágio II

Pelágio II, 63º Papa da Igreja Católica

Papa Pelágio II, (em latim: Pelagius; Roma, 530 — Roma, 7 de fevereiro de 590) foi o 63º Papa da Igreja Católica Apostólica Romana eleito em 26 de novembro de 579 como sucessor do Papa Bento I, reinou nos anos imediatamente posteriores à invasão dos lombardos à Itália. Faleceu em 7 de fevereiro de 590.

A Santa Sé não se sentia nem um pouco protegida pelos novos dominadores da península, contra os quais Pelágio II buscou apoio tanto no Reino Franco (580) como no Império Bizantino (584).

Pelágio foi um dos papas que trabalharam para promover o celibato do clero, e ditou regras tão severas que o seu sucessor Gregório I se viu obrigado a suavizá-las.

Além disso, esforçou-se, embora sem alcançar resultados concretos, para pôr fim ao cisma de Aquileia que se iniciara durante o pontificado do Papa Pelágio I. Em seu pontificado, os lombardos destruíram a abadia de Monte Cassino e, em Roma, foram construídos os alicerces da Basílica de São Lourenço Fora de Muros.

Foi vítima de uma epidemia que assolou Roma no final de 589, e morreu em 7 de fevereiro de 590. Está sepultado na Basílica de S. Pedro.

Fonte: Wikipédia


Tags: Papa, vaticano, igreja, catolicismo






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 18.11

  • Dia da Dedicação das basílicas de São Pedro e São Paulo
  • Dia de Santa Maudez
  • Dia de Santo Edmundo
  • Dia do Anjo Nith-haiah
  • Dia do Conselheiro Tutelar
  • Dia do Tabelião e Registrador