Últimas notícias

Hoje na história

RSS
25 de outubro de 1241.

Godofredo Castiglioni é eleito o Papa Celestino IV, que falece 17 dias depois

Celestino IV, 179º Papa da Igreja Católica

Celestino IV, nascido Gauffredo Castiti-Glioni O.Cist. (Milão, 1180 — Roma, 10 de novembro de 1241), foi o 179º Papa da Igreja Católica Apostólica Romana eleito em 25 de outubro de 1241. Morreu em 10 de novembro de 1241 apenas 16 dias depois de sua eleição.

Era sobrinho do Papa Urbano III e teve um primo, seu homônimo, criado cardeal por Inocêncio IV, que faleceu em 1245. À sua família também pertenceu, mais tarde, o Papa Pio VIII.

Foi monge Cisterciense na célebre abadia de Hautecombe, na Saboia, onde escreveu sua famosa "História da Escócia". Quando cardeal, recebera de Gregório IX a missão de ir a Monte Cassino convencer Frederico II a cumprir sua promessa de empreender uma cruzada. Ele também foi o primeiro papa a ser escolhido através de uma eleição fechada da história, por isso, chamada conclave. Após a morte de Gregório IX, dos doze cardeais que compunham o Sacro Colégio, só dez estavam presentes, posto que dois estavam retidos por Frederico II, que sitiava Roma. Estes não chegavam a um acordo sobre o nome do Papa a ser eleito. Como a situação parecia que se arrastaria por muito tempo, o Senado e o Povo de Roma, sob o comando do senador Mateus Rosso Orsini (pai do futuro Papa Nicolau III) tomaram a iniciativa de fechar os cardeais eleitores a chave (cum clave) no antigo Palácio Setizônio, no Palatino, acelerando a eleição e impedindo que o Imperador a influenciasse. Assim, permaneceram várias semanas, sem que nada pudesse entrar ou sair, com muito calor e em condições precárias. No meio do conclave, as condições do lugar onde estavam, alguns cardeais ficaram doentes O Cardeal Roberto Somercote morreu, durante o conclave, a 26 de setembro de 1241. Então, às pressas, a 25 de outubro de 1241 elegeram Celestino IV, já velho e enfermo, para suceder no trono de Pedro, no qual permaneceu apenas 16 dias, quando então faleceu.

Fonte: Wikipédia


Tags: Papa, vaticano, igreja, catolicismo






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 19.09

  • Dia de São Geraldo
  • Dia de São Januário
  • Dia do Anjo Haamiah
  • Dia do Ortopedista
  • Dia do Teatro