Últimas notícias

Hoje na história

RSS
24 de outubro de 1994.

Morre Raul Julia, ator porto-riquenho


Raúl Rafael Juliá y Arcelay nasceu em 9 de março de 1940 em San Juan, Porto Rico e morreu no dia 24 de outubro de 1994 em Menhasset - EUA .

Era o mais novo de quarto irmãos. Seu irmão, Carlos Rafael, morreu em um acidente de carro em 1960. Sua mãe era uma mezzo-soprano que abandonou sua próspera carreira de cantora para se dedicar ao marido. Seu pai tinha um restaurante chamado La Cueva del Chicken Inn, o primeiro a servir a pizza em Porto Rico.

O êxito nos negócios da família Julia fez com que Raul e seus irmãos tivessem uma excelente educação. Estudou no Colégio Espíritu Santo de Hato Rey terminou seus estudos no Colégio San Ignacio de Loyola de Rio Piedras, dirigido pelos Jesuítas. Começou seus estudos acadêmicos na Universidade de Fordham, porém, com a morte de seu irmão em um acidente de carro, resolveu terminar seus estudos na Universidade de Porto Rico licenciando-se em Arte. Foi membro da Phi Sigma Alpha durante a faculdade. A descoberta de seu talento foi pelo ator Orson Bean enquanto Raul se apresentava em uma boate em San Juan. Com o incentivo, Raul mudou para Manhattan em 1964 e imediatamente conseguiu trabalhos como pequenas atuações. Em 1966, ele passou a atuar em peças de Shakepeare, como Rei Lear in 1973 e Otelo in 1979. Raul também participou de musicais como Dois Cavalheiros de Verona em 1971, e Príncipe dos Mendigos em 1976 (gerando mais tarde um filme) e, o premiado Nine em 1982.

Seu sucesso no teatro fez com que ele trabalhasse no cinema, onde ficou mais conhecido como o Beijo da Mulher Aranha (1985) e o filme de maior reconhecimento de seu trabalho que foi a Família Addams (1992) e Família Addams 2 (1993). Sua saúde fragilizou-se em 1993 em decorrência de um câncer, mas ele continuou atuando, fazendo o ativista brasileiro Chico Mendes em Amazônia em Chamas (1994). No dia 16 de outubro de 1994, Raul Julia sofreu um sério derrame cerebral, caindo em um profundo coma e vindo a falecer no dia 24 de outubro desse mesmo ano. Seu corpo foi levado à Porto Rico, onde foi enterrado.

Tags: Cinema, filme, ator, Família Addams






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 15.10

  • Dia de Santa Tereza d’Avila
  • Dia do Anjo Ayel
  • Dia do Normalista
  • Dia do Professor