Últimas notícias

Hoje na história

RSS
18 de julho de 1216.

Cencio Savelli é eleito como o Papa Honório III

Honório III, 177º Papa da Igreja Católica

Papa Honório III (nascido Cencio Savelli,  Roma, Itália, 1148 – Roma, Itália, 18 de março de 1227), foi o 177º Papa da Igreja Católica Apostólica Romana. Eleito em 18 de julho de 1216, como sucessor do Papa Inocêncio III, foi consagrado a 24 de julho de 1216, vindo a falecer a 18 de março de 1227.

De ânimo conciliador e pacífico, deu ao papado grande prestígio espiritual e que compensou, em parte, o que estava a perder no plano temporal, devido à política do imperador, que se intrometia nos Estados Pontifícios.

Convocou um Concílio em Paris em 1226, que condenou a heresia dos Albigenses. Foi árbitro na questão da primazia entre Braga e Toledo, que se arrastava desde o tempo de Inocêncio III, a que pôs termo, em 1218, com as bulas Cum tu, frater, enviada ao arcebispo de cabido de Toledo, e Cum venerabilis frater, ao arcebispo e cabido de Braga.

Acabou com os litígios do bispo de Coimbra com os Templários, por causa das igrejas de Ega, Pombal e Redinha, e com o mosteiro de Santa Cruz.

Confirmou a D. Afonso II os privilégios concedidos pelos seus antecessores a Portugal, que toma debaixo da proteção da Santa Sé, bula Manifestis probatum, de 1218.

Concede indulgências e outras graças aos cruzados da 5ª cruzada que tomaram parte na conquista de Alcácer do Sal, aos que contribuíssem para a defesa dessa praça e para a guerra contra os Mouros e aos que fortificassem e guardassem os lugares pertencentes aos freires de Évora.

Fonte: Wikipédia


Tags: Papa, vaticano, igreja, catolicismo






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 10.12

  • Dia da Declaração Internacional dos Direitos Humanos
  • Dia de São Melquíades
  • Dia Internacional dos Povos Indígenas
  • Dia Universal do Palhaço