Últimas notícias

Hoje na história

RSS
19 de março de 1721.

Morre o Papa Clemente XI

Clemente XI, 243º Papa da Igreja Católica

Papa Clemente XI nascido Giovanni Francesco Albani (Urbino, 23 de julho de 1649 — Roma, 19 de março de 1721), foi o 243º Papa da Igreja Católica Apostólica Romana. Eleito em 23 de novembro de 1700, como sucessor do Papa Inocêncio XII, foi consagrado a 8 de dezembro de 1700, vindo a falecer a 19 de março de 1721.

O pontífice da conciliação. Possuía grande erudição; aos vinte anos admitiram-no em seu grêmio os literatos da Academia da rainha Cristina da Suécia, que formaram a fina flor da literatura de então. Eleito aos 51 anos, recusou a tiara papal. Adoeceu até. Submeteu-se ante as conclusões de uma comissão de teólogos. Viveu, entretanto, numa época ingrata. Tremenda guerra ocasionada pela disputa da coroa do falecido Carlos II da Espanha. Luís XIV e o imperador Leopoldo I envolveram toda a Europa nessa luta (1701-1714), como os demais conflitos, prejudicial a todos.

Empenhou-se o Papa em impedir e em minorar tamanha desgraça. Clemente negou ao rei das Duas Sicílias o antigo e dúbio "direito sículo" (ser representante do Papa). O Vítor Amadeu II de Saboia expulsou então 3000 sacerdotes. O pontífice lançou o interdito à ilha. Só em 1719, sob Carlos VI, regularizou-se a questão.

Na França os jansenistas ainda perturbavam a paz da Igreja, agora secundados pelo oratoriano Pascásio Quesnel, cujo livro teve o apoio do Parlamento e do arcebispo Noailles de Paris. Com a bula pontifícia Vineam Domini (1705 ele expôs-se contra essa doutrina, depois em 1713 emitiu a "Unigenitus Dei Filius" condenou o próprio Quesnelismo. Os atingidos ainda apelaram para um concílio ecumênico; foram cognominados "apelantes".

Foi no seu tempo que elevou o bispado de Lisboa a Patriarcado após o auxílio prestado pela Armada Real Portuguesa aos seus Estados Pontifícios, contra os turcos, em que resultou a vitória da Batalha de Matapão.

Canonizou o Papa Pio V e Santo André Avelino. Seu nome fulgura, também, entre os pontífices que protegeram as artes e as letras. Enriqueceu as bibliotecas e museus com livros e obras de arte. Ordenou escavações arqueológicas nas catacumbas romanas. Matemáticos e astrônomos gozavam de sua especial proteção. Fundou a Academia Clementina para pintores, escultores e arquitetos.

Criou a diocese de Belém do Pará, no Brasil, por meio da bula Copiosus in Misericordia, de 4 de março de 1719, a partir de território desmembrado da então Diocese do Maranhão, a pedido de Dom João V.

Clemente XI morreu em 19 de março de 1721, no dia de São José, do qual era muito devoto.

Fonte: Wikipédia


Tags: Papa, vaticano, igreja, catolicismo






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 22.11

  • Dia da Cidadania e de Luta contra a Discriminação
  • Dia de Santa Cecília
  • Dia do Anjo Reyel
  • Dia do Bem-aventurado Tomás Reggio
  • Dia do Músico e da Música
  • Dia do Reciclador e da Reciclagem de Lixo