Últimas notícias

Hoje na história

RSS
30 de março de 1940.

Segunda Guerra Sino-Japonesa: o Japão declara Nanquim a capital do novo governo fantoche chinês, nominalmente controlado por Wang Jingwei;

Wang Jingwei recebendo uma delegação da Alemanha Nazista em 1941.

O Governo de Wang Jingwei foi um governo fantoche do Império Japonês na República da China, criado em 30 de março de 1940, sob a liderança de Wang Jingwei. O regime chamou-se oficialmente de República da China (中华民国, Zhonghua Mingú); outro nome oficial usado pelo regime foi Governo Nacional Reorganizado da China Também é chamado às vezes de Governo nacionalista de Nanquim (em chinês: 南京 国民 政府, pinyin: Nánjīng Guó Mín Zhèngfǔ), ou República da China - Nanquim. Outros nomes são "Regime de Wang Jingwei" (汪精卫 政权, Zhèngquán Wang Jingwei), ou simplesmente regime de Nanquim.

O governo de Wang Jingwei foi um dos vários "estados fantoches" dos japoneses durante a Segunda Guerra Sino-Japonesa (1937-1945), e foi criado para rivalizar com o governo legítimo do Generalíssimo Chiang Kai-shek (Wade-Giles: Chiang Kai-shek), que estava com o mesmo nome (Governo Nacional da República da China) em Chongqing. Wang Jingwei era um membro da ala esquerda do Kuomintang (Wade-Giles: KMT) (KMT), que rompeu com o governo de Chiang em março de 1940 que havia rejeitado os invasores japoneses.

Alegando ser o governo legítimo da República da China, utilizou a mesma bandeira e incluiu o mesmo emblema do governo nacional de Chiang Kai-shek. No entanto, foi amplamente considerado como um estado fantoche e não desfrutou de um reconhecimento diplomático, com exceção dos estados do Pacto Anti-Comintern.


O presidente Wang Jingwei em um desfile militar por ocasião do terceiro aniversário do estabelecimento do governo.

O governo nacionalista de Nanquim, em teoria, foi a reintegração de várias entidades que o Japão tinha estabelecido na China setentrional e central, incluindo o Governo Reformado da República da China à leste, o Governo Provisório da República da China no Norte, e o Governo de Mengjiang na Mongólia Interior. No entanto, tanto o norte da China e a Mongólia Interior mantiveram-se relativamente livre de sua influência.


Em vermelho, a República da China-Nanjing entre 1940-1945. Em rosa, os demais territórios chineses ocupados pelo Japão.

Oficialmente, o Estado foi fundado em 30 de março de 1940 e Wang Jingwei tornou-se chefe de Estado com o apoio japonês. Ele declarou guerra aos aliados em 9 de janeiro de 1943. E governo fantoche chinês foi dissolvido em 10 de agosto de 1945.

Fonte: Wikipédia


Tags: Segunda Guerra Mundial, Segunda Guerra Sino-Japonesa, Japão, Nanquim, governo fantoche, Wang Jingwei






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 25.08

  • Dia de São José Calazans
  • Dia do Anjo Yesalel
  • Dia do Feirante
  • Dia do Soldado e do Exército Brasileiro