Últimas notícias

Hoje na história

RSS
27 de outubro de 1807.

Guerra Peninsular: Napoleão assina o Tratado de Fontainebleau com a Espanha

A partição de Portugal, proposta por Napoleão I, pelo Tratado de Fointainebleu.

O Tratado de Fontainebleau foi um diploma assinado em segredo por França e Espanha, a 27 de outubro de 1807.

História

Em 1806, após ter fracassado na tentativa de invasão à Inglaterra, Napoleão Bonaparte decretou o Bloqueio Continental. Portugal, tradicional aliado da Inglaterra, negou-se a acatá-lo. Após intensa pressão diplomática, sem que obtivesse um claro rompimento das relações luso-britânicas, Napoleão decidiu invadir o território de Portugal.

Para isso, em termos de logística, as tropas napoleónicas necessitavam avançar por terra em território espanhol até ao território português, dado que os mares eram controlados pelas embarcações da Marinha Real Britânica. Desse modo, a 27 de outubro de 1807, o ministro espanhol Manuel de Godoy - o "Príncipe da Paz" -, e Napoleão Bonaparte firmaram um tratado secreto em Fontainebleau, na França, por cujos termos estabelecia-se a divisão de Portugal conquistado e suas dependências por ambos os signatários. Complementarmente era permitida a passagem de tropas francesas pelo território espanhol a fim de invadir Portugal.

Fonte: Wikipédia


Tags: Tratado de Fontainebleau, Guerra, Napoleão, tratado, França, Espanha, Portugal, Primeira invasão francesa de Portugal, Bloqueio Continental






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 13.12