Últimas notícias

Hoje na história

RSS
Sábado, 14 de Novembro de 1305.

Bertrand de Got é consagrado como o Papa Clemente V

Clemente V, 195º Papa da Igreja Católica

Papa Clemente V, nascido Bertrand de Got (perto de Villandraut, 1264 — Roquemaure, 20 de abril de 1314), foi o 195º Papa da Igreja Católica Apostólica Romana. Eleito em 5 de junho de 1305 como sucessor do Papa Bento XI, foi consagrado a 14 de novembro de 1305. Morreu a 20 de abril de 1314.

Seu túmulo está na igreja colegiada (que ele havia construído) em Uzeste, província de Gironde. Foi bispo de Saint-Bertrand-de-Comminges, antes de se tornar papa.

Foi eleito após um longo conclave realizado em Perugia, onde se defrontaram os interesses dos cardeais italianos e franceses. Isso acontece após um pacto selado com o então rei da França, Filipe, o Belo, no qual o monarca, com seu poder e influência o ajudou a alcançar esse lugar principalmente para que retirasse a excomunhão da família real francesa, colocada pelo Papa Bonifácio VIII.

O seu pontificado ficou marcado por duas coisas: pela mudança da Santa Sé de Roma para Avignon em 1309, justificado pelos tumultos existentes em Itália, e pela destruição trágica da Ordem dos Cavaleiros Templários (ordem criada pela própria Igreja Católica), que defendiam e protegiam os cristãos pela Terra Santa. Clemente V foi forçado por Felipe à realizar uma investigação post mortem contra a memória do Papa Bonifácio VIII, inimigo de Felipe, que forjou acusações, porém durante o Concílio de Vienne, que se reuniu em 1311, a ortodoxia e moralidade do papa morto foi confirmada.

Fonte: Wikipédia


Tags: Papa, vaticano, igreja, catolicismo, Templários, Maçonaria, Clemente V, Jacques de Molay






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 18.11

  • Dia da Dedicação das basílicas de São Pedro e São Paulo
  • Dia de Santa Maudez
  • Dia de Santo Edmundo
  • Dia do Anjo Nith-haiah
  • Dia do Conselheiro Tutelar
  • Dia do Tabelião e Registrador