Últimas notícias

Hoje na história

RSS
03 de maio de 1758.

Morre o Papa Bento XIV

Bento XIV, 247º Papa da Igreja Católica

Papa Bento XIV, nascido Prospero Lorenzo Lambertini (Bologna, 31 de março de 1675 — Roma, 3 de maio de 1758), foi o 247º Papa da Igreja Católica Apostólica Romana. Eleito em 17 de agosto de 1740 como sucessor do Papa Clemente XII, foi consagrado a 22 de agosto de 1740. Morreu a 3 de maio de 1758.

Foi eleito com 50 votos entre 51 votantes do longuíssimo conclave de 1740.

Enquanto papa, Bento XIV teve uma vida ativa e promulgou diversas reformas religiosas, como a diminuição das festas da Igreja, a revisão do Martirológio Romano e uma compilação de bulas papais. Enfrentou os problemas do iluminismo e do absolutismo e deu início aos restauros do Coliseu de Roma depois que conseguiu fazer cessar a sua nefasta e contínua demolição, declarando-o sagrado por ter sido um lugar onde se derramou o sangue de muitos mártires cristãos.

No Brasil, fundou os bispados de São Paulo e de Mariana em 1745 e proibiu, sob pena de excomunhão, que se escravizassem os índios. No plano diplomático, Bento XIV assinou concordatas com diversos monarcas incluindo a imperatriz Maria Teresa da Áustria e João V de Portugal, a quem concedeu o título de Rei Fidelíssimo.

O historiador Jaime Cortesão considera-o como o "Papa Ilustrado" por causa de suas medidas influenciadas pelo contexto das Luzes do século XVIII.

Fonte: Wikipédia


Tags: Papa, vaticano, igreja, catolicismo






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 25.08

  • Dia de São José Calazans
  • Dia do Anjo Yesalel
  • Dia do Feirante
  • Dia do Soldado e do Exército Brasileiro