Últimas notícias

Hoje na história

RSS
31 de março de 1675.

Nasce Prospero Lorenzo Lambertini, futuro Papa Bento XIV

Bento XIV, 247º Papa da Igreja Católica

Papa Bento XIV, nascido Prospero Lorenzo Lambertini (Bologna, 31 de março de 1675 — Roma, 3 de maio de 1758), foi o 247º Papa da Igreja Católica Apostólica Romana. Eleito em 17 de agosto de 1740 como sucessor do Papa Clemente XII, foi consagrado a 22 de agosto de 1740. Morreu a 3 de maio de 1758.

Foi eleito com 50 votos entre 51 votantes do longuíssimo conclave de 1740.

Enquanto papa, Bento XIV teve uma vida ativa e promulgou diversas reformas religiosas, como a diminuição das festas da Igreja, a revisão do Martirológio Romano e uma compilação de bulas papais. Enfrentou os problemas do iluminismo e do absolutismo e deu início aos restauros do Coliseu de Roma depois que conseguiu fazer cessar a sua nefasta e contínua demolição, declarando-o sagrado por ter sido um lugar onde se derramou o sangue de muitos mártires cristãos.

No Brasil, fundou os bispados de São Paulo e de Mariana em 1745 e proibiu, sob pena de excomunhão, que se escravizassem os índios. No plano diplomático, Bento XIV assinou concordatas com diversos monarcas incluindo a imperatriz Maria Teresa da Áustria e João V de Portugal, a quem concedeu o título de Rei Fidelíssimo.

O historiador Jaime Cortesão considera-o como o "Papa Ilustrado" por causa de suas medidas influenciadas pelo contexto das Luzes do século XVIII.

Fonte: Wikipédia


Tags: Papa, vaticano, igreja, catolicismo






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 14.10

  • Dia de São Calisto I
  • Dia do Anjo Anauel
  • Dia Nacional da Pecuária