Últimas notícias

Hoje na história

RSS
12 de maio de 1012.

Morre o Papa Sérgio IV

Sérgio IV, 142º Papa da Igreja Católica

Papa Sérgio IV (nascido Pietro Martino Buccaporci: Roma, 965 — Roma, 15 de maio de 1012), foi o 142º Papa da Igreja Católica Apostólica Romana. Eleito em 31 de julho de 1009 após a abdicação do Papa João XVIII, faleceu a 12 de maio de 1012.

Foi eleito graças à intervenção da família dos Crescêncios, mas não se submeteu aos seus interesses. Convenceu os príncipes italianos a se aliarem contra os Sarracenos para salvar o "Santo Sepulcro". Procurou moralizar o clero.

Pontificado

O poder de Sérgio IV era pequeno e muitas vezes ofuscado por João Crescêncio III, o governante da cidade de Roma na época. Alguns historiadores alegaam que Sérgio IV era essencialmente um governante fantoche para Crescêncio III. Outros, entretanto, reivindicaram que o papa resistiu a seu poder, e há alguma evidência que Sérgio IV deu o suporte político a uma facção alemã anti-Crescêncio em Roma.

Atos às vezes atribuídos a Sérgio IV incluem medidas para aliviar a fome na cidade de Roma, e a isenção de certos mosteiros de regra episcopal. Uma bula papal pedindo que os muçulmanos fossem expulsos da Terra Santa depois que a Igreja do Santo Sepulcro foi destruída em 1009 pelo califa fatimí al-Hakim bi-Amr Allah é atribuída a ele, embora sua autenticidade tenha sido por muito tempo uma questão de debate.

Morte

Sérgio IV faleceu em 12 de maio de 1012 e foi sepultado na Arquibasílica Papal de São João de Latrão, a catedral da Diocese de Roma e a sé episcopal oficial do bispo de Roma, o Papa.

Fonte: Wikipédia


Tags: Papa, vaticano, igreja, catolicismo






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 05.12

  • Dia da Cruz Vermelha Brasileira
  • Dia de São Anastácio
  • Dia de São Sabas
  • Dia Internacional do Voluntário