Últimas notícias

Hoje na história

RSS
Sábado, 14 de Janeiro de 1942.

O helicóptero Sikorsky R-4, um dos primeiros helicópteros e o primeiro a ser produzido em larga escala, fez seu primeiro voo

Frank Erickson, comandante da Guarda Costeira dos Estados Unidos e Igor Sikorsky, num R-4 em 1944.

Helicóptero (do grego ἔλιξ hélix (espiral) e πτέρυξ ptéryks (asa) é um tipo de aeronave de asas diagonais, mais pesada que o ar, propulsada por um ou mais rotores horizontais maiores (propulsores) que, quando girados pelo motor, criam sustentação e propulsão necessárias para o voo. Devido ao fato de as pás do rotor girarem em torno de um mastro, são classificados como aeronave de asa rotativa, o que os distingue das aeronaves de asa-fixa convencional (avião).

Em contraste com aeronaves de asa fixa, isso permite que o helicóptero possa decolar e pousar verticalmente, pairar e ir para frente, para trás e lateralmente. Esses atributos permitem aos helicópteros serem utilizados em áreas congestionadas ou isoladas em que as aeronaves de asa fixa não seriam capaz de pousar ou decolar. A capacidade de pairar por longos períodos de tempo e de decolagem e aterragem vertical permite aos helicópteros realizar tarefas que as aeronaves de asa fixa não podem executar.

Os helicópteros foram desenvolvidos e construídos durante a primeira metade de século XX, com alguma produção e alcance limitado, mas foi só em 1942 que o Sikorsky R-4, um helicóptero projetado por Igor Sikorsky atingiu a produção em larga escala, com 131 aeronaves construídas.

O Vought-Sikorsky VS-300

O Vought-Sikorsky VS-300 (ou S-46) era um helicóptero monorrotor projetado por Igor Sikorsky. Ele tinha um único rotor de três lâminas originalmente alimentado por um motor de 75 cavalos de potência (56 kW). O primeiro voo livre do VS-300 ocorreu em 13 de maio de 1940.

O VS-300 foi o primeiro helicóptero de rotor de elevação único bem sucedido nos Estados Unidos e o primeiro helicóptero bem-sucedido a usar uma única configuração de rotor de cauda de plano vertical para anti-torque. Com flutuadores unidos, tornou-se o primeiro helicóptero anfíbio prático.


Igor Sikorsky em um VS-300, ao final de 1941.

O Sikorsky R-4

O Sikorsky R-4 foi um dos primeiros helicópteros e o primeiro a ser produzido em larga escala. Foi projetado por Igor Sikorsky em 1942, e produzido no mesmo ano para a Força Aérea Americana, e mais tarde foi utilizado também pela RAF e pela Marinha Real.


Frank Erickson, comandante da Guarda Costeira dos Estados Unidos e Igor Sikorsky, num R-4 em 1944.

Desenvolvimento

O VS-316 foi desenvolvido a partir do famoso helicóptero monorrotor experimental VS-300, inventado por Igor Sikorsky, que o demonstrou publicamente em 1940. O VS-316 foi designado XR-4.

O XR-4 fez seu primeiro voo em 14 de janeiro de 1942 e foi aceito pelo Exército em 30 de maio de 1942. O XR-4 completou 761 milhas (1.225 km) em voo de Connecticut para Ohio, em uma altitude de 12.000 pés (3.700m), 100 horas de serviço em vôo sem nenhum incidente grave e uma velocidade no ar de aproximadamente 90 mph (140 km/h).

Na USAF, era designado "Rotorcraft", e na RAF era "Hoverfly".

Fonte: Wikipédia


Tags: Aviação, helicóptero, voo, Sikorski, Sikorsky R-4 , VS-300, Igor Sikorsky






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 17.01

  • Dia da Penitência
  • Dia de Santa Margarida