Últimas notícias

Hoje na história

RSS
03 de julho de 0683.

Morre o Papa Leão II

Leão II, 80º Papa da Igreja Católica

Papa São Leão II (em latim: Leo; Sicília, Império Bizantino, 611 – Roma, 3 julho 683, foi o 80º Papa da Igreja Católica Apostólica Romana que o venera como santo. Eleito em 17 de agosto de 682 como sucessor do Papa Agatão, morreu a 3 de julho de 683.

O seu antecessor Agatão fora representado no sexto concílio ecumênico (de Constantinopla em 680), onde fora anatematizado o Papa Honório I pela sua posição na controvérsia monotelita, como favorável da heresia; e o único facto de interesse histórico do pontificado de Leão II foi a aprovação da decisão do concílio de condenar Honório, a quem considerava como "profana proditione immaculatem fidem subvertare conatus est". Para a ponderação sobre a questão da infalibilidade papal, estas palavras provocaram considerável atenção e debate, dando-se importância ao facto de que no texto, em grego, da carta ao imperador, da qual consta a frase acima transcrita, se usa a expressão "subverti permisit" mais leve do que "subvertare conatus est".

Foi durante o pontificado de Leão II que a dependência da sé de Ravena da de Roma foi estabelecida definitivamente por um edito imperial.

Culto

O Papa São Leão II é venerado como santo pela Igreja Católica Apostólica Romana, lembrado a 3 de julho.

Fonte: Wikipédia


Tags: Papa, vaticano, igreja, catolicismo, santo






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 19.07

  • Dia da Caridade
  • Dia de São ímaco (Papa)
  • Dia de São Símaco
  • Dia do Anjo Vehuel
  • Dia Nacional do Futebol