Últimas notícias

Hoje na história

RSS
14 de junho de 1846.

Um grupo de 33 homens armados ingressou no centro da cidade de Sonoma, e içou uma bandeira com um urso e uma estrela (a bandeira do urso) para simbolizar o nascimento da nova República da Califórnia, independente do México

A bandeira do urso original, fotografada em 1890.

A República da Califórnia (em espanhol: República de California e em inglês: California Republic), também chamada República da Bandeira do Urso foi o resultado de uma revolta desencadeada por norte-americanos na cidade de Sonoma em 14 de junho de 1846, contra as autoridades da Província Mexicana da Califórnia. Durando menos de um mês, acabou por tornar-se no atual estado da Califórnia.

A revolta da bandeira do urso

Ao comandante do exército estado-unidense John C. Frémont chegaram rumores difundidos da ação iminente contra os colonos pelo governo Mexicano ao incentivar uma rebelião. Um grupo de 33 homens armados ingressou no centro da cidade de Sonoma, e içou uma bandeira com um urso e uma estrela (a "bandeira do urso") para simbolizar o nascimento da nova República da Califórnia, independente do México. O uso desta bandeira nestas ações conduziu a que fosse chamada como "Bandeira da revolta do urso".


A bandeira do urso original, fotografada em 1890.

Nesse mesmo dia, os sublevados capturaram o comandante mexicano da Alta Califórnia, o general Mariano Guadalupe Vallejo, que era líder de uma companhia militar privada no Presídio de Sonoma.

Vallejo foi aprisionado e enviado para o Forte Sutter, onde foi encarcerado a 1º de agosto de 1846. O primeiro e único presidente da República foi o pioneiro William B. Ide, cuja presidência durou 25 dias. A 23 de junho de 1846, Frémont chegou com um exército de sessenta homens armados e tomou o comando das forças combinadas. O governador mexicano estava preocupado e enviou 50 soldados para atacar os Bear Flaggers. O general José Castro tentou deter a revolta, mas as suas forças foram derrotadas na Batalha de Olompali.

Desconhecida pelos habitantes, a guerra havia sido declarada a 13 de maio de 1846, entre os Estados Unidos e o México, mas esta notícia não se soube até meados de julho seguinte.

Em 7 de julho de 1846, uma fragata (Savannah) e dois veleiros (Cyane e Levant) da Armada Estado-unidense, sob o comando de John D. Sloat, derrotaram a Guarda Costeira mexicana do porto de Monterey, Califórnia, numa escaramuça menor (a Batalha de Monterey), e alertaram Frémont que a Guerra Mexicano-Americana já tinha começado.

Após a ocupação de Monterey, o resto das pequenas cidades na Califórnia se renderam muito rapidamente sem que um tiro fosse disparado.

Na contenda, os Bear Flaggers abandonaram a ideia da República, e uniram os seus esforços para tornar a Califórnia parte dos Estados Unidos da América, e substituíram a sua bandeira pela estado-unidense. Por seu lado, Ide foi destituído de presidente a soldado raso.


O México em 1824, antes da guerra mexicano-americana

A bandeira do urso

O legado mais notável da República da Califórnia é a adoção por este Estado da bandeira do urso, em 1846, como base da bandeira do atual Estado da Califórnia: a bandeira atual também tem uma estrela, um urso-cinzento, e uma franja colorida com a legenda "California Republic" junto da parte inferior da bandeira. O içamento da bandeira do urso original na Praça Sonoma é comemorado no monumento histórico californiano.


Atual bandeira do Estado da Califórnia

Fonte: Wikipédia


Tags: Califórnia, Guerra Mexicana-Americana, Batalha de Monterey, República da Califórnia






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 16.11

  • Dia da Tradição Oral
  • Dia de Santa Gertrudes
  • Dia de Santa Margarida
  • Dia de São Giuseppe Moscati
  • Dia do Anjo Melahel
  • Dia Internacional da Tolerância
  • Dia Nacional de Atenção à Dislexia
  • Dia Nacional dos Ostomizados
  • Semana da Música