Últimas notícias

Hoje na história

RSS
19 de novembro de 0235.

Morre o Papa São Ponciano, que havia abdicado ao papado após ser exilado para a Sardenha pelo imperador Maximino Trácio

São Ponciano, 18º Papa da Igreja Católica

Papa São Ponciano (em latim: Pontianus; Roma, Itália, 175 – Sardenha, 19 de novembro de 235), foi o 18º Papa da Igreja Católica Apostólica Romana que o venera como santo. Eleito em 21 de julho de 230 como sucessor do Papa Urbano I, renunciou ao papado a 28 de setembro de 235, sendo o segundo a abdicar após o Papa Clemente I. Morreu a 19 de novembro de 235.

Durante seu pontificado, o cisma de Hipólito de Roma chegou ao fim. Ponciano e outros líderes da igreja, entre eles Hipólito, foram exilados pelo imperador Maximino Trácio para a Sardenha e em consequência, ele renunciou ao papado no dia 28 de setembro de 235, para permitir à Igreja eleger outro líder que estivesse presente em Roma, sendo eleito o Papa Antero.


Papa São Ponciano, pintado por Spinello Aretino

É desconhecido quanto tempo ele viveu exilado, mas sabe-se que ele morreu de esgotamento, graças ao tratamento desumano nas minas da Sardenha, onde trabalhava. De acordo com a tradição, morreu na ilha de Tavolara . Ponciano confirmou a condenação proferida por Demétrio de Alexandria a alguns textos de Orígenes, de conteúdo gnóstico. Ordenou o canto dos salmos nas igrejas, prescreveu o "Confiteor", antes da missa e introduziu a fórmula "Dominus vobiscum". Sua festa foi celebrada dia 19 de novembro, mas atualmente é celebrada junto com a de seu rival Hipólito de Roma, em 13 de agosto.

Fonte: Wikipédia


Tags: Papa, vaticano, igreja, catolicismo, santo, abdicação, renúncia, Maximino Trácio






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 19.07

  • Dia da Caridade
  • Dia de São ímaco (Papa)
  • Dia de São Símaco
  • Dia do Anjo Vehuel
  • Dia Nacional do Futebol