Últimas notícias

Hoje na história

RSS
Quarta-Feira, 12 de Setembro de 1920.

Terminam os Jogos Olímpicos de Antuérpia, onde o atleta brasileiro Guilherme Paraense conquista a medalha de ouro na prova de pistola. Foi a primeira medalha de ouro conquistada pelo Brasil em uma olimpíada

Jogos da VII Olimpíada, Antuérpia 1920

Jogos Olímpicos de Verão de 1920, oficialmente conhecidos como Jogos da VII Olimpíada, foram os Jogos Olímpicos realizados em Antuérpia, na região da Flandres, na Bélgica, numa homenagem do COI ao sofrimento infligido ao povo belga durante a Primeira Guerra Mundial, que inclusive impediu a realização dos jogos de 1916, anteriormente marcados para Berlim. Atletas de 29 países, num total de 2.561 homens e 65 mulheres, participaram de 24 esportes, num total de 154 modalidades. Abertos pelo rei Alberto em 20 de abril de 1920, eles duraram até 12 de setembro de 1920.

Os jogos de Antuérpia foram notáveis pelo fato de, neles, ser hasteada, pela primeira vez, a bandeira olímpica (branca com cinco anéis no centro representando os cinco continentes), ter havido uma pioneira revoada de pombos simbolizando a paz e ter sido feito o juramento dos atletas, lido pelo esgrimista e jogador de pólo aquático Victor Boin.


A Bandeira Olímpica.

Em Antuérpia, o Brasil fez a sua estreia nos jogos Olímpicos, deixando marcada sua presença ao conquistar três medalhas, uma delas de ouro, no tiro.


O atirador e oficial do Exército Brasileiro Guilherme Paraense conquistou em 3 de agosto de 1920 na prova de pistola livre a primeira medalha de ouro para o Brasil, no tiro, modalidade pistola rápida, na estreia do país nos jogos.

Fatos, destaques e curiosidades

  • O italiano Nedo Nadi realizou um feito nunca mais igualado nos jogos ao conquistar cinco medalhas de ouro entre as seis modalidades da esgrima.
  • Estes jogos viram o aparecimento daquele que seria um dos maiores atletas de todos os tempos: o corredor finlandês Paavo Nurmi.

Fonte: Wikipédia


Tags: Guilherme Paraense, atirador, medalha de ouro, Jogos Olímpicos de Verão de 1920, Jogos da VII Olimpíada, Olimpíadas, jogos olímpicos, tiro






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 19.01

  • Dia de São Sebastião / Oxóssi
  • Dia do Farmacêutico
  • Dia do Fusca