Últimas notícias

Hoje na história

RSS
28 de novembro de 1949.

Nasce Alexander Borisovich Godunov, um dos principais astros do Balé Bolshoi na época da extinta União Soviética. Em 1979, durante uma temporada em Nova York, ele desertou para os Estados Unidos

Alexander Borisovich Godunov

Alexander Borisovich Godunov, em russo: Александр Борисович Годунов (Rússia, 28 de novembro de 1949 - California, EUA, 18 de maio de 1995), foi um bailarino e ator russo.

Foi um dos principais astros do Balé Bolshoi e durante uma temporada em 1979 nos Estados Unidos da América, pediu asilo político no país norte-americano. Na ocasião, era casado com a bailarina Lyudmila Vlasova, também do elenco do Balé Bolshoi que não quis acompanhar o marido e voltou para a então União Soviética.

Nos Estados Unidos da América ele se tornou o primeiro bailarino do American Ballet Theatre em Nova Iorque e também investiu em sua carreira cinematográfica trabalhado em filmes como A Testemunha (1985), Um Dia a Casa Cai (1986) e Duro de Matar (1988).

Morreu repentinamente aos 45 anos, em decorrência do alcoolismo.

Deserção da União Soviética

Em 21 de agosto de 1979, durante uma turnê com o Balé Bolshoi na cidade de Nova York, Godunov contatou as autoridades norte-americanas e pediu asilo político.

Depois de descobrir o desaparecimento de Alexander Godunov, a KGB respondeu colocando sua esposa, Lyudmila Vlasova, solista do Bolshoi, em um avião para Moscou, mas o voo foi parado antes da decolagem.

Após três dias, com o envolvimento do presidente Jimmy Carter e do líder soviético Leonid Brejnev, o Departamento de Estado dos Estados Unidos ficou convencido de que Vlasova havia escolhido retornar à União Soviética por sua própria vontade e permitiu que o avião partisse.

Esse incidente foi dramatizado em um filme de 1986, Voo 222.

Vlasova disse mais tarde que, enquanto Godunov amava a cultura norte-americana e há muito desejava viver nos Estados Unidos, percebeu que ela era "muito russa" para viver nos Estados Unidos. O casal se divorciou em 1982.

Fonte: Wikipédia


Tags: Alexander Godunov, Lyudmila Vlasova, Balé Bolshoi, balé, bailarino, Guerra Fria, deserção, fuga, União Soviética






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 21.11

  • Dia da Apresentação de Nossa Senhora
  • Dia da Homeopatia
  • Dia das Saudações
  • Dia do Anjo Seheiah
  • Dia do Município Brasileiro
  • Dia Mundial da Televisão