Últimas notícias

Hoje na história

RSS
01 de novembro de 1954.

Início dos conflitos armados na Argélia contra a colonização francesa no país


A guerra da Argélia (1954 - 1962) foi um período de ataques de guerrilha e terrorismo contra civis, levado a cabo por ambos os lados, e tumultos entre o exército e colonos franceses (os pied-noirs) por um lado e a Frente de Libertação Nacional (Front de Libération Nationale, ou FLN) e outros grupos de argelinos pró-independência pelo outro.

Embora o governo francês da época considerasse que toda a violência argelina, incluindo a exercida contra os militares franceses, era ou criminosa ou terrorista, alguns franceses, como o antigo guerrilheiro anti-nazista e advogado Jacques Verges compararam a resistência francesa à ocupação nazista à resistência argelina à ocupação francesa.

A luta foi lançada pela FLN em 1954, apenas dois anos antes de a França ser obrigada a desistir do seu controle sobre a Tunísia e Marrocos.

O principal rival argelino da FLN, com o mesmo objetivo de independência para a Argélia, foi o Movimento Nacional Argelino (Mouvement National Algérien, ou MNA), criado mais tarde, cujos apoiadores principais eram trabalhadores argelinos na França. A FLN e o MNA lutaram entre si durante quase toda a duração do conflito.

Tags: Argélia, guerra






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 14.10

  • Dia de São Calisto I
  • Dia do Anjo Anauel
  • Dia Nacional da Pecuária