Últimas notícias

Hoje na história

RSS
01 de novembro de 1897.

Nicolau II da Rússia assume o trono e será último Czar da Rússia


Nicolau II Romanov nasceu no Palácio de Catarina, próximo a São Petersburgo, em 18 de maio (6 de maio no calendário juliano) de 1868. Filho de Alexandre III foi o último czar da Rússia. Governou desde a morte do pai, em 1º de Novembro de 1894, até à sua abdicação em 15 de Março de 1917, tendo sido morto com toda a família imperial russa na cidade de Ecaterimburgo, nas proximidades dos montes Urais, em 1918, durante a Revolução Russa.

O seu nome completo em russo era Nicolai Aleksandrovitch Romanov, significando Nicolau, filho de Alexandre Romanov. Quanto ao seu título oficial, era chamado Nicolau II, Imperador e Autocrata de Todas as Rússias, Soberano da Circássia e dos Príncipes de Moutan, Senhor do Turquestão, Duque de Schleswig, Holstein, Stormarn, Ditmarschen e Oldenburgo, Herdeiro da Noruega.

Foi casado com Alexandra de Hesse, teve quatro filhas, entre elas, a princesa Anastácia Romanov.

Filho do Imperador Alexandre III e sua Imperatriz Maria (nascida Princesa Dagmar da Dinamarca), Nicolau era o neto de Cristiano IX da Dinamarca através da sua mãe e do Imperador Alexandre II do lado do pai. Nicolau foi visto como demasiado fraco pelo seu pai, duro e exigente, que, não antecipando a sua morte prematura, não o preparou para a coroa que um dia seria sua.

Tags: Rússia, czar






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 17.09

  • Dia da Compreensão Mundial
  • Dia de São Narciso
  • Dia do Anjo Menadel
  • Dia Nacional do Portador de Deficiência Visual