Últimas notícias

Hoje na história

RSS
01 de novembro de 1897.

Fundação do clube de futebol italiano “Juventus F.C.”, que viria a ser o maior vencedor do campeonato italiano


A “Juventus Football Club”, ou simplesmente Juventus de Turim, é um clube de futebol de Turim, Itália.

Fundado em 1897, a Juventus é um dos clubes mais velhos e famosos do país (juntos com A.C. Milan e F.C. Internazionale Milano) e, historicamente, um dos clubes mais bem-sucedidos do mundo com 11 títulos internacionais oficiais. A Juventus foi o primeiro clube a ter ganhado todos os três troféus europeus de clubes pelo menos uma vez: a Taça dos Campeões Europeus (atualmente UEFA Champions League), a (já extinta) Taça dos Vencedores das Taças e a Taça da UEFA, uma façanha alcançada somente por mais dois clubes, desde que a Juventus o fez. A Juventus é também a única equipe no mundo a ter ganho todos os campeonatos internacionais oficiais (todos os torneios europeus oficiais e o Mundial Interclubes).

Com quarenta títulos nacionais oficiais (27 campeonatos nacionais, nove copas nacionais e quatro supercopas da Itália), Juventus é o clube de futebol mais bem-sucedido da Itália.

Juventus é apelidada de la Vecchia Signora, La Fidanzata dItalia, i bianconeri, zebre, e o pejorativo gobbi.

A Juventus é uma das fundadoras do G-14, um grupo que representa os dezoito principais clubes da Europa.

A Juventus F.C. estava no centro de um esquema de favorecimento de resultados e por isto não foi permitida a sua participação em competições européias durante a temporada 2006/07. Eles também foram rebaixados da Série A (primeira divisão italiana) pela primeira vez na história. Considerando apenas resultados em campo, Juventus e Inter de Milão são as únicas equipes italianas a nunca caíram para a Série B.

Foi no dia 1º de novembro de 1897, inverno em Corso Umberto - Turim, quando um grupo de jovens do colégio Liceo DAzeglio discutiam sobre os jogos esportivos da Inglaterra e dos Estados Unidos, os melhores naquele momento, e decidiram fundar uma sociedade esportiva com a prioridade de se jogar futebol.

A Juventus F.C., iniciou suas atividades apenas para jogar, se divertir e atender os desejos da novidade recém surgida. O futebol, naquela época, era um esporte que estava se difundindo de uma maneira muito veloz na Europa, principalmente na Inglaterra.

Tags: Futebol






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 21.10

  • Dia da Iluminação
  • Dia de Santo Hilarião
  • Dia do Anjo Yabamiah
  • Dia do Contato
  • Dia do Contato Publicitário
  • Dia do Ecumenismo
  • Dia do Lixeiro
  • Dia do Securitário