Últimas notícias

Hoje na história

RSS
24 de setembro de 2015.

Pesquisadores italianos descobrem possíveis restos mortais de Mona Lisa Gherardini pela primeira vez, de Leonardo da Vinci, buscas pela possível descoberta começaram em 2012

Uma outra visão de Lisa num desenho a lápis e carvão atribuído a Da Vinci.

Lisa Gherardini (Florença, 15 de junho de 1479 - Florença, 1º de julho de 1542 ou 1551) também conhecida como Lisa del Giocondo, Lisa di Antonio Maria (ou Antonmaria) ou Mona Lisa era um membro da família Gherardini de Florença e da Toscana. Seu nome foi dado ao quadro Mona Lisa, trabalho encomendado por seu marido a Leonardo Da Vinci durante a Renascença italiana. Pouco se sabe de sua vida. Nascida em Florença, na Itália, casada ainda adolescente com um mercador de têxteis e de sedas, que viria a tornar-se uma autoridade local, era mãe de seis filhos e levava uma vida normal e comum da classe média da época, sendo bem mais jovem que seu marido.

Séculos após sua morte, o quadro que a retrata, Mona Lisa, viria a ser a mais famosa pintura do mundo e com uma vida à parte de Lisa, a mulher. Especulações de estudiosos fizeram da obra de arte um ícone reconhecido mundialmente e um objeto de comercialização. Em 2005, Lisa foi definitivamente identificada como sendo a Mona Lisa.

A confirmação histórica

Em 2005, um pesquisador-especialista da biblioteca da Universidade de Heidelberg, na Alemanha, descobriu uma anotação num canto de margem de um livro sobre Cícero, na coleção da livraria, que confirmava a visão tradicional de que Lisa era a retratada no quadro. Na anotação, datada de 1503, um oficial da chancelaria florentina, Agostino Vespucci, comparava Da Vinci ao grande pintor clássico Apeles e comentava que ele no momento pintava o retrato de Lisa del Giocondo, permitindo ligar a data à obra de arte com exatidão.


A anotação de Agostino Vespucci na margem do livro.

A pintura, oficialmente catalogada e anunciada pelo Museu do Louvre como Lisa Gherardini, esposa de Francesco del Giocondo, tem estado em custódia da França desde o século XVI, quando foi adquirida pelo rei Francisco I, um patrono das artes; após a Revolução Francesa, em 1789, ela tornou-se patrimônio do povo francês.

Em fevereiro de 2014, investigadores italianos começaram a efetuar testes de DNA em ossos que se pensa serem de Lisa Gherardini. O esqueleto foi encontrado em 2013 no convento de Sant'Orsola, onde se pensa que Lisa Gherardini teria morrido por volta do ano de 1551.


Arqueólogos escavam no sítio onde foi enterrada Lisa Gherardini, modelo que inspirou a pintura de Leonardo da Vinci ‘A Mona Lisa’.

O DNA será depois comparado com o de ossos de familiares de Giocondo, que se encontravam na Basílica Santissima Annuziata.

Caso se comprove que pertencem à mesma família, a equipa liderada pelo historiador Silvano Vinceti irá utilizar a caveira, do esqueleto encontrado no convento de Sant'Orsala, para efetuar uma reconstrução facial computorizada e verificar se apresenta semelhanças com a figura pintada por Da Vinci.

Em 24 de setembro de 2015, pesquisadores italianos anunciam terem encontrado os possíveis restos mortais de Mona Lisa Gherardini.

Atualmente, cerca de seis milhões de pessoas visitam por ano a pintura no Louvre, onde ela faz parte da coleção nacional francesa.


Arqueólogos trabalham na escavação de uma sepultura dentro do convento medieval de no convento de Sant'Orsola em Florença

Fonte: Wikipédia


Tags: Mona Lisa Gherardini, Mona Lisa, Leonardo da Vinci, Lisa del Giocondo, Lisa di Antonio Maria






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 20.09

  • Dia da Revolução Farroupilha
  • Dia de Santa Fausta
  • Dia do Anjo Rehael
  • Dia do Coletor de Lixo
  • Dia do Funcionário Municipal
  • Dia do Funcionário Policial Civil
  • Dia do Gaúcho
  • Dia Internacional da Limpeza (UNESCO)