Últimas notícias

Hoje na história

RSS
08 de outubro de 1652.

Primeira Guerra Anglo-Holandesa: Vitória Inglesa na Batalha de Kentish Knock

Ação entre navios na Primeira Guerra Holandesa, 1652-1654 por Abraham Willaerts, pode representar a Batalha do Kentish Knock.

A Primeira Guerra Anglo-Holandesa, chamada de Primeira Guerra Holandesa na Inglaterra, foi a primeira das Guerras Anglo-Holandesas. Ela foi travada inteiramente no mar entre as marinhas da Commonwealth da Inglaterra e da República dos Países Baixos.

O confronto, causado por disputas sobre trocas de mercadorias, começou com ataques ingleses contra navios mercantes holandeses, se expandindo para enormes ações em frota. No final a Inglaterra ganhou o controle dos mares próximos das Ilhas Britânicas e forçou os holandeses a aceitarem o monopólio inglês sobre as trocas com as colônias inglesas e escocesas.

A Batalha de Kentish Knock, ou Batalha de aproximação da Zelândia foi uma batalha naval entre as frotas da República Holandesa e a Commonwealth da Inglaterra. Ocorreu em 8 de outubro de 1652 durante a Primeira Guerra Anglo-Holandesa perto de um banco de areia chamado de Kentish Knock no Mar do Norte, a aproximadamente a 30 km a leste da desembocadura do Rio Tâmisa.

A frota Holandesa, internamente dividida por razões políticas, regionais e pessoais, se provou incapaz de atingir um determinado esforço e foi rapidamente forçada a bater em retirada, perdendo dois navios e tendo muitas baixas. Em holandês, a ação é conhecida como Slag bij de Hoofden.

Fonte: Wikipédia


Tags: Primeira Guerra Anglo-Holandesa, Batalha de Kentish Knock, batalha naval






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 23.07

  • Dia de Santa Brígida
  • Dia do Anjo Nanael
  • Dia do Guarda Rodoviário