Últimas notícias

Hoje na história

RSS
11 de Outubro de 1138.

Sismo de Alepo, na Síria: Com 230.000 mortos estimados, é frequentemente listado como o terceiro terremoto mais mortal da história, seguindo os terremotos de Shensi e Tangshan na China

Rua no Distrito Cristão de Alepo

O sismo de Alepo foi um terremoto ocorrido no dia 11 de outubro de 1138 no norte da Síria. Foi precedido por um terremoto menor no dia 10. Com 230.000 mortos estimados, é frequentemente listado como o terceiro terremoto mais mortal da história, seguindo os terremotos de Shaanxi e Tangshan na China.

No entanto, a cifra de 230.000 mortos é baseada em uma confusão histórica desse terremoto com terremotos em novembro de 1137 na planície de Jazira e no grande evento sísmico de 30 de setembro de 1139 na cidade transcaucásia de Ganja no Azerbaijão. A primeira menção de um número de 230.000 mortes foi de Ibn Taghribirdi no século XV.


A Mesquita de Abraão na Cidadela de Aleppo, originalmente construída pelos bizantinos como uma igreja.

Nesta época Alepo era uma das mais importantes cidades da região, atrás apenas de Constantinopla e do Cairo, e com o sismo de 1138, sofreu um grande abalo econômico, principalmente por causa da sequência de novos terremotos que ocorreram entre junho de 1139 até maio de 1159 e que dificultaram o trabalho da sua recuperação.

Estimativas de estudiosos contemporâneos revelam que o primeiro terremoto chegou a magnitude de 8,5 graus na Escala Richter.

Fonte: Wikipédia


Tags: Síria, Alepo, sismo, terremoto, Shensi, Tangshan, China, Ganja, Sismo de Ganja






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 21.05

  • Dia de Santo André Bóbola
  • Dia de Santo Hospício
  • Dia Mundial do Desenvolvimento Cultural (UNESCO)
  • Dia Nacional da Cachaça
  • Dia Nacional da Linguagem