Últimas notícias

Hoje na história

RSS
03 de Novembro de 1992.

Bill Clinton derrota George Bush e é eleito presidente dos Estados Unidos


William Bill Jefferson Clinton (Hope, Arkansas, 19 de Agosto de 1946), nascido William Jefferson Blythe III e mais conhecido como Bill Clinton, foi o 42º presidente dos Estados Unidos da América, por dois mandatos, entre 1993 e 2001. Antes de servir como presidente, Clinton foi governador do estado do Arkansas por cinco mandatos.

Bill Clinton foi eleito presidente em 3 de novembro de 1992, batendo George H. W. Bush e acabando com doze anos de gestão republicana na presidência. Na Convenção Democrata daquele ano, fora escolhido o candidato deste partido após a deserção de muitos caciques democratas, que não acreditavam na possibilidade de derrotar George H. Bush devido à popularidade por este amealhada após a Segunda Guerra do Golfo. Mas o desemprego e a recessão econômica, somados à imagem jovial de Clinton e às dissidências internas entre os republicanos, acabaram por sepultar as chances de George H. Bush de se reeleger.

Curiosamente, devido ao modelo estadunidense eleitoral, Clinton elegeu-se presidente sem precisar obter a maioria absoluta dos votos (o terceiro colocado naquelas eleições, Ross Perot, obteve cerca de 19% dos votos, enquanto Clinton e Bush receberam 41 e 37%, respectivamente).

Tags: Eleições, Clinton, Bush






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 21.05

  • Dia de Santo André Bóbola
  • Dia de Santo Hospício
  • Dia Mundial do Desenvolvimento Cultural (UNESCO)
  • Dia Nacional da Cachaça
  • Dia Nacional da Linguagem