Últimas notícias

Hoje na história

RSS
08 de julho de 0317.

Nasce Constantino II, imperador romano


Flavius Claudius Constantinus, conhecido como Constantino II, (Arles, 7 de agosto de 317 - Cervignano del Friuli, 3 de novembro de 361) foi Imperador Romano (337 - 340). Filho mais velho de Constantino I e Fausta, foi educado como cristão.

Em 1º de março de 317, Constantino foi nomeado César, e com a idade de sete anos, em 323, tomou parte na campanha de seu pai contra os sármatas.

Com a idade de dez anos, ele tornou-se comandante da Gália, depois da morte de seu meio-irmão Crispus. Uma inscrição datando de 330 registra o título de Alamânico, assim é provável que seus generais tenham ganho uma batalha contra os alamanos. Sua carreira militar continuou quando Constantino I escolheu seu filho comandante da campanha de 332 contra os godos.

Em seguida à morte de seu pai em 337, Constantino II tornou-se imperador juntamente com seus irmãos Constâncio II e Constante. Depois da divisão do Império, feito pelos três irmãos em setembro do mesmo ano na Panônia, ele governou sobre a Gália, Britânia e Hispânia.

Ele foi envolvido na luta entre diferentes correntes do Cristianismo. A porção ocidental do império foi em direção ao Trinitarismo e contra o Arianismo, e Constantino libertou Atanásio e o autorizou a retornar a Alexandria. Esta ação o indispôs com Constâncio II, que era adepto do Arianismo.

No início, ele era guardião de seu irmão menor, Constante, cuja porção do império era a província romana da Itália, da África e da Ilíria. Quando Constante atingiu a maioridade, Constantino II não quis renunciar à tutela e, em 340 marchou contra ele na Itália, mas foi derrotado em Aquiléia e morreu em batalha. Constante então tomou o controle da parte do império de seu falecido irmão.

Tags: Roma, romano, imperador






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 05.04

  • Dia de Santa Irene
  • Dia de Santa Maria Crescencia Hoss
  • Dia de São Vicente Ferrer