Últimas notícias

Hoje na história

RSS
Terça-Feira, 05 de Novembro de 1605.

Conspiração da Pólvora, planejado por Guy Fawkes para explodir as Casas do Parlamento em Londres, falha


A Conspiração da pólvora foi uma tentativa mal-sucedida de um grupo de católicos provinciais ingleses de assassinato do rei Jaime I de Inglaterra, de sua família, e da maior parte da aristocracia protestante em um único ataque, às Casas do Parlamento, durante a cerimônia de abertura.

O objetivo deles era explodir o Parlamento inglês durante uma sessão na qual estaria presente o rei e todos os parlamentares utilizando trinta e seis barris de pólvora estocados sob o prédio do parlamento.

Guy Fawkes como especialista em explosivos seria responsável pela detonação da pólvora. Os conspiradores, católicos insatisfeitos liderados por Robert Catesby, também planejaram seqüestrar uma criança da realeza, não presente no Parlamento, e incitar uma revolta nas Midlands. Esta conspiração foi uma de uma série de tentativas mal-sucedidas de assassinato contra Jaime I, seguida à Conspiração principal e à Conspiração do adeus, de 1603. Muitos crêem que a Conspiração da pólvora foi parte da Contra-Reforma.

Todo ano, no dia 5 de novembro, pessoas no Reino Unido, Nova Zelândia, África do Sul, Terra Nova e Labrador e São Cristóvão celebram a falha da conspiração, na chamada Noite de Guy Fawkes (o significado político do festival é de pouca importância atualmente).



Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 01.09

  • Dia do Profissional de Educação Física
  • Dia do Caixeiro Viajante
  • Dia de Nossa Senhora da Penha
  • Dia do Anjo Pahaliah

Agenda do dia - 01.09

  • 18:00 às 24:00 Dia de Bate Papo no BOX 21 - Rua Carlos von Koseritz, 304 - reservas (51) 3325-5121