Últimas notícias

Hoje na história

RSS
17 de outubro de 1404.

Cosimo de' Migliorati é eleito o Papa Inocêncio VII

Inocêncio VII, 204º Papa da Igreja Católica

O Papa Inocêncio VII (1336 — 6 de novembro 1406), nascido Cosimo de' Migliorati, foi o 204º Papa da Igreja Católica Apostólica Romana eleito em 17 de outubro de 1404. Morreu de repente em 6 de novembro de 1406, suspeitou-se de envenenamento, uma acusação nunca provada. Foi sucedido pelo Papa Gregório XII.

O seu pontificado foi disputado pelo Antipapa Benedito XIII, o seu rival de Avignon durante o Grande Cisma do Ocidente.

Cosimo de' Migliorati nasceu numa família modesta da região de Abruzzi, na Itália. Enquanto jovem, distinguiu-se no estudo da lei canônica na Universidade de Pádua e chamou a atenção do seu mestre que o introduziu em Roma. O Papa Urbano VI trouxe-o para a Cúria Romana e encarregou-o da coleta de impostos da Igreja em Inglaterra. Após dez anos no estrangeiro, regressou a Roma e foi nomeado Bispo de Bolonha e Arcebispo de Ravena em 1387.

O Papa Bonifácio IX elevou-o a Cardeal em 18 de dezembro de 1389, e encarregou-o de missões diplomáticas delicadas. Em 17 de outubro de 1404 foi eleito Papa por unanimidade num conclave a que atenderam apenas oito cardeais, escolhendo o nome de Inocêncio VII. A notícia da sua elevação ao papado foi recebida com motins em Roma, apenas debelados graças à intervenção do Rei Ladislau de Nápoles. Em troca Ladislau exigiu a promessa de Inocêncio de que os seus interesses em Nápoles seriam protegidos qualquer que fosse o desenlace do Cisma do Ocidente. O seu pontificado foi marcado por convulsões sociais e oposição política.

Fonte: Wikipédia


Tags: Papa, vaticano, igreja, catolicismo






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 14.10

  • Dia de São Calisto I
  • Dia do Anjo Anauel
  • Dia Nacional da Pecuária