Últimas notícias

Hoje na história

RSS
02 de dezembro de 1889.

Nasce Anita Malfatti, pintora modernista brasileiro


Anita Catarina Malfatti (São Paulo, 2 de dezembro de 1889 - São Paulo, 6 de novembro de 1964) foi uma pintora brasileira.

Filha de mãe norte-americana e pai italiano, foi a primeira artista brasileira a aderir ao Modernismo, tendo sido uma das expositoras da mostra, realizada no Teatro Municipal de São Paulo, que fazia parte da Semana de Arte Moderna de 1922.

Malfatti foi à Alemanha em 1910. Lá ela conheceu o início do movimento modernista. Viajou aos Estados Unidos em 1915, logo após o Armory Show - uma exposição modernista que foi escandalosa e extremamente influente que mudou a arte nos Estados Unidos. Ela estudou na Independent School of Art em Nova Iorque (onde teve contato com o expressionismo) até 1916, quando voltou ao Brasil.

Em 1917 ela mostrou seu trabalho em uma exposição própria. A exposição foi revolucionária por várias razões. O cenário da arte estava limitado em São Paulo, e uma exposição própria de uma artista tão jovem era algo inédito. Para uma artista, isto foi revolucionário, e o local da exposição era precário. No entanto, as pinturas eram surpreendentemente modernas para uma cidade que nunca havia tido contato com esta arte, e causou uma enorme desaprovação, não só pelas inovações da pintura, mas por serem retratos de imigrantes e outras figuras marginalizadas. Para outros jovens artistas, foi uma experiência transformadora. Em particular, Malfatti criou uma amizade com Mário de Andrade, que iria durar por décadas e seria profissionalmente crucial para eles.

Com Andrade, Malfatti participou da Semana da Arte Moderna, em 1922. Ela era membro do Grupo dos Cinco, formado também por Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Menotti del Picchia e a pintora Tarsila do Amaral. Ela se beneficiou da coesão do grupo (durou até 1929 quando seus membros já haviam se estabilizado). Depois de 1922, seu lugar na história da arte brasileira foi, embora controverso, mais claramente entendido. Na década de 1960 era considerada uma das maiores figuras da arte brasileira e uma das mulheres mais influentes na América do Sul.

Na minissérie Um Só Coração (2004), da Rede Globo, Anita Malfatti, foi representada pela atriz Betty Gofman.



Tags: Pintora, pintura, modernismo






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 09.12

  • Dia de Santa Joana Francisca de Chantal
  • Dia de Santa Leocádia
  • Dia do Alcoólico Recuperado
  • Dia do Cronista
  • Dia do Profissional da Culinária
  • Dia Internacional contra a Corrupção
  • Dia Nacional do Fonoaudiólogo