Últimas notícias

Hoje na história

RSS
18 de outubro de 2009.

O piloto inglês Jenson Button conquista seu primeiro título na Fórmula 1.

O inglês Jenson Button comemora a conquista do campeonato de 2009 após o GP do Brasil

Jenson Alexander Lyons Button MBE (Frome, 19 de janeiro de 1980) é um automobilista britânico, campeão mundial de Fórmula 1 na Temporada de Fórmula 1 de 2009 pela Brawn GP, além de vice-campeão em 2011 pela McLaren.

A Temporada de Fórmula 1 de 2009 foi a 60ª temporada da história do Campeonato do Mundo FIA de Fórmula 1. A temporada contou com 17 etapas, começando no Grande Prêmio da Austrália, em 29 de março de 2009, e se encerrando no Grande Prêmio de Abu Dhabi (em estreia), em 1º de novembro de 2009.

Jenson Button e a Brawn GP conquistaram os títulos de pilotos e construtores, respectivamente, no Grande Prêmio do Brasil em 18 de outubro de 2009, a penúltima etapa do campeonato. Tanto para Button, como para a Brawn GP, foram os seus primeiros sucessos na Fórmula 1. Também para a história dos campeonatos mundiais ficou o fato de, pela primeira vez, uma equipe ter ganhado o campeonato no ano de estreia.

Button tornou-se o 10º britânico a vencer o Mundial, sendo também a 1ª vez que dois britânicos venceram o campeonato em anos consecutivos (Hamilton conseguiu no ano anterior). Graham Hill (1968) e Jackie Stewart (1969) tinham feito o mesmo, mas não eram ambos ingleses como no caso de Button e Hamilton.

Dez equipes participaram do Campeonato Mundial, após uma mudança radical nas regras numa tentativa da FIA de cortar custos devido à crise, e, também, de melhorar o espetáculo nas pistas. Para o último caso, foram trazidos de volta os pneus slicks, mudanças enormes nas restrições aerodinâmicas e a introdução do KERS (Kinetic Energy Recovering System, ou seja, Sistema de Recuperação de Energia Cinética), numa das maiores mudanças no regulamento de um ano para o outro.

A equipe Brawn, que surgiu das cinzas da Honda F1, conquistou seis triunfos nas sete primeiras corridas, muito devido ao fato de terem passado os 2 anos anteriores trabalhando no carro desta temporada. Devido a isto, a equipe conquistou muitos pontos no início do ano, com as outras equipes chegando a esse nível apenas a partir da segunda metade da temporada.

O Grande Prêmio do Brasil de 2009

O Grande Prêmio do Brasil de 2009 (formalmente XXXVIII Grande Prêmio Petrobras do Brasil) foi a décima sexta corrida da temporada de 2009 da Fórmula 1 ocorrido em 18 de outubro de 2009. A corrida foi vencida por Mark Webber, com Jenson Button e Brawn GP conquistando os títulos de pilotos e construtores, respectivamente, por antecipação.

Fonte: Wikipédia


Tags: Automobilismo, Fórmula 1, F1, Motor, Jason Button, Ayrton Senna, Brawn GP






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 17.08

  • Dia da Festa de Obaluaiê
  • Dia de São Jacinto
  • Dia do Anjo Mahasiah
  • Dia do Patrimônio Histórico