Últimas notícias

Hoje na história

RSS
07 de outubro de 1571.

Batalha de Lepanto entre as frotas da Liga Santa contra a frota turca do Império Otomano

A Batalha de Lepanto.

A Batalha de Lepanto foi um conflito naval travado entre uma esquadra da Liga Santa e o Império Otomano.

A Liga Santa, formada pela República de Veneza, Reino de Espanha, Cavaleiros de Malta e Estados Pontifícios sob o comando de João da Áustria, venceu o Império Otomano no dia 7 de outubro de 1571, ao largo de Lepanto, na Grécia.

Esta batalha representou o fim da expansão islâmica no Mediterrâneo.

Antecedentes

Em 1570, os turcos otomanos invadiram a Ilha de Chipre, então na posse da República de Veneza. Os venezianos, enfraquecidos por anos de luta contra os turcos, viram-se obrigados a pedir ajuda, já que a posse de Chipre permitiria aos turcos o domínio do Mediterrâneo.

O Papa Pio V reuniu uma esquadra de duzentas e oito galés e seis galeaças (enormes navios a remos com quarenta e quatro canhões), das marinhas da República de Veneza, Reino de Espanha, Cavaleiros de Malta e dos Estados Papais, sob o comando de João da Áustria, formando a então chamada Liga Santa.

Esta frota enfrentou duzentas e trinta galés turcas ao largo de Lepanto, na Grécia, a 7 de Outubro de 1571. Miguel de Cervantes participou nesta Batalha.


A Batalha de Lepanto
, por Fernando Bertelli, 1572.

O combate

O combate durou somente três horas. Foram destruídas ou capturadas cento e noventa galés turcas, enquanto os cristãos perderam apenas doze navios. Lepanto foi o fim da ameaça marítima turca para a Europa.


Batalha de Lepanto
, por Paolo Veronese, 1571.

Fonte: Wikipédia


Tags: Batalha de Lepanto, batalha, Liga Santa, Império Otomano, República de Veneza, Reino de Espanha, Cavaleiros de Malta, Estados Pontifícios






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 17.07

  • Dia de Proteção Florestal
  • Dia de Santo Enódio
  • Dia de São Bartolomeu
  • Dia do Anjo Asaliah