Últimas notícias

Hoje na história

RSS
11 de novembro de 1940.

Segunda Guerra Mundial: Batalha de Taranto, aviões decolam de um porta-aviões Britânico para atacar a frota Italiana no porto de Taranto


A “Batalha de Taranto” foi uma batalha naval que ocorreu na noite de 11 para 12 de Novembro 1940 durante a Segunda Guerra Mundial. A Royal Navy (marinha da Inglaterra) lançou a primeira batalha naval totalmente combatida por aviões da história, voando um pequeno número de aviões de um único porta-aviões no Mediterrâneo e atacando a frota Italiana em Taranto.

Em 1939 as operações italianas no Norte de África, centradas em Líbia, necessitavam de suprimentos da Itália. Enquanto as operações Britânicas, centradas no Egito, eram mais difíceis de receber suprimentos, devido a terem de atravessar todo o Mar Mediterrâneo. Assim a frota italiana estava numa excelente posição para cortar os fornecimentos às forças Britânicas.

Os especialistas de torpedos das marinhas modernas pensavam anteriormente que ataques torpedo contra navios necessitavam de ser lançados em águas profundas, pelo menos 30 metros de profundidade. Taranto tinha uma profundidade de apenas 12 metros. Contudo, a Royal Navy tinha utilizado torpedos modificados, e também os tinha lançado a uma altitude muito baixa, quase rente ao nível da água.

Uma curiosidade deste ataque, é que ele serviu como inspiração para o planejamento do ataque Japonês a Pearl Harbor. De modo a que peritos e oficiais japoneses estudaram o ataque intensivamente.

Tags: Segunda Guerra Mundial, guerra, batalha






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 09.12

  • Dia de Santa Joana Francisca de Chantal
  • Dia de Santa Leocádia
  • Dia do Alcoólico Recuperado
  • Dia do Cronista
  • Dia do Profissional da Culinária
  • Dia Internacional contra a Corrupção
  • Dia Nacional do Fonoaudiólogo