Últimas notícias

Hoje na história

RSS
11 de novembro de 1799.

Alexander von Humboldt observa uma extraordinária chuva de meteoros (as Leônidas), que constitui o ponto inicial da percepção da periodicidade do fenômeno


O fenômeno das Leônidas consiste numa chuva de estrelas associadas à passagem do cometa Tempel-Tuttle.

Alexander von Humboldt fez esta primeira observação na noite de 11 para 12 de novembro de 1799.

A chuva de estrelas pode ser observada todos os anos por volta de 17 de Novembro, época em que a Terra se cruza com o rasto do cometa. Este rasto consiste em pequenas partículas sólidas, conhecidas como meteoróides, ejetadas pelo cometa quando passa pelo Sol. As Leônidas foram assim batizadas devido à aparente origem da constelação Leo: observando o céu tem-se a percepção do fluxo de partículas originar na direção desta constelação.

As Leônidas são famosas devido à espetacularidade do fenômeno. A sua recorrência tende a ser de 33 em 33 anos, associada à órbita de 33 anos do Tempel-Tuttle. Podem ser observadas verdadeiras tempestades de estrelas cadentes em determinados anos, chegando a atingir os milhares de meteoritos por hora; com efeito, algumas datas assinaláveis para este fenômeno foram 1698, 1799, 1832, 1833, 1866, 1966, 1999, 2001 e 2002.

Tags: Meteoros, espaço






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 17.10

  • Dia da Indústria Aeronáutica Brasileira
  • Dia de Santo Inácio de Antioquia
  • Dia do Anjo Manakel
  • Dia do Eletricista
  • Dia Nacional da Vacinação