Últimas notícias

Hoje na história

RSS
Sábado, 14 de Novembro de 1901.

Dr. Karl Landsteiner, um cientista austríaco, descobre que existem diferentes tipos de sangue, e os classifica como A, B e C

Distribuição dos principais tipos sanguíneos na população mundial.

Karl Landsteiner (Baden, Baixa Áustria, 14 de junho de 1868 — Nova Iorque, 26 de junho de 1943) foi um médico e biólogo austríaco naturalizado norte-americano.

Foi agraciado com o Nobel de Fisiologia ou Medicina de 1930, pela classificação dos grupos sanguíneos, sistema ABO, e foi descobridor do fator RH.

Landsteiner dedicou-se a comprovar que havia diferenças no sangue de diversos indivíduos. Ele colheu amostras de sangue de diversas pessoas, isolou os glóbulos vermelhos e fez diferentes combinações entre plasma e glóbulos vermelhos, tendo como resultado a aglutinação dos glóbulos em alguns casos, formando grânulos, e em outros não. Landsteiner explicou então por que algumas pessoas morriam depois de transfusões de sangue e outras não. Em 1930 recebeu o Nobel de Fisiologia ou Medicina por este trabalho.

É recordado também por ter sido um dos proponentes do termo "anticorpo", para as substâncias responsáveis pela aglutinação do sangue.

Em 14 de novembro de 1901, Karl Landsteiner anunciava a descoberta e classificação dos grupos sanguíneos.

Fonte: Wikipédia


Tags: Karl Landsteiner, sangue, medicina, tipo sanguíneo, RH, Sistema ABO, Fator RH






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 18.11

  • Dia da Dedicação das basílicas de São Pedro e São Paulo
  • Dia de Santa Maudez
  • Dia de Santo Edmundo
  • Dia do Anjo Nith-haiah
  • Dia do Conselheiro Tutelar
  • Dia do Tabelião e Registrador